terça-feira, 15 de outubro de 2013

Insana Combinação

Amigo leitor, tenho os mal hábitos de fazer contas e acompanhar notícias esportivas. Juntos, só poderiam mesmo resultar neste texto. Hoje terminam as Eliminatórias da Copa pela América do Sul, América do Norte e Europa. Focarei nesta última, pela curiosidade.
Por lá, temos um total de 13 vagas para a Copa-14. As seleções foram divididas em 9 grupos, sendo 8 deles de 6 times e 1 grupo de 5 (totalizando 53 federações, horrendo número primo). Então o primeiro colocado de cada grupo se classifica diretamente para Copa (5 grupos estão matematicamente definidos, 2 bem encaminhados e 2 equilibrados). Os segundos colocados farão uma repescagem regional. 
O problema é termos 9 times para restantes 4 vagas. Então optou-se por classificar apenas os 8 melhores segundos colocados, o que já constitui uma aberração esportiva: cada segundo colocado enfrentou adversários diferentes para chegar a esta condição. Menos mal que se elimine apenas 1 dos 9. Mas é uma comparação de laranjas com bananas. 
Mas surge outra assimetria, mais séria. Como há 1 grupo com 5 times, o segundo colocado desse grupo joga 2 partidas a menos. Agora estamos comparando laranjas com bananas de outros país.
Para nivelar a quantidade de jogos, os times dos grupos A a H (com 6 equipes) desconsideram 2 de seus jogos para fins de classificação entre os melhores segundos colocados. Arbitrariamente escolhido, os tais 2 jogos são os resultados contra o lanterna do próprio grupo. 
Pronto, o caos está estabelecido. Agora, para conseguir uma das 8 vagas da repescagem regional, não basta ficar em segundo, mas nas parte de baixo da tabela é preciso ser comparado contra segundos colocados que se possa vencer nessa maluca comparação indireta. 
Expliquei a teoria para chega à prática: Armênia e Bulgária Não tenho nenhuma simpatia ou antipatia pelo país. Mas a Armênia tem chances de chegar à Copa, mas precisa de uma combinação de resultados de dar dor de cabeça no Oswald de Souza.
Para começo de conversa, a Armênia está em quinto lugar de seu grupo. Então precisa, para ser elegível à repescagem, ficar em segundo. Para isso acontecer precisa vencer a Itália, em Roma, o que a levaria a 15 pontos. Isto feito, precisa que a Dinamarca, em casa, não vença Malta e que Bulgária e República Tcheca empatem (tecnicamente, uma vitória da República Tcheca seria viável se a Armênia golear epicamente a Azzurra). 
Isso dá certo para ficar em segundo de grupo, mas não entre os melhores segundos. Como o grupo B (este, de "bagunça") estão tão equilibrado, é natural que esses times tenham poucos pontos relativos. A Armênia ainda precisaria torcer contra Turquia e Romênia (contra Holanda e Estônia, respectivamente), sendo que 2 empates seria suficientes. Mas se isso falhar (um deles vencer, superando a Armênia entre os segundos colocados), ainda restaria secar a Croácia contra a Escócia (neste caso, torcer por William Wallace a qualquer custo). Isso só funciona porque a Armênia está em quinto lugar por ter feito a proeza de perder em casa para Malta. Com isso, perde apenas 3 pontos ao se nivelar os segundos colocados. A vida da Bulgária, que tem as melhores chances de ficar em segundo, é mais difícil. Com apenas 7 pontos comparados, a vitória a levaria a 10, mesma pontuação da Turquia, atual 8o melhor segundo colocado. Então, os búlgaros secam a Turquia (aqui o empate não serve), romenos (não adianta nada os turcos perderem se a Romênia ficar em segundo) e até mesmo a Hungria (que estando em 4o lugar, vencerão os amadores da seleção de Andorra e poderia ser 2o colocado com 11 pontos comparados). 
Entedeu ?
Eu vou precisar reler daqui a pouco para ter certeza...


Nenhum comentário:

Postar um comentário