quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Portugal 1 - Dia 03 - Castelo de São Jorge e Alfama

Demorei demais para levar a Luciana a um castelo, mas foi nesse dia.
O Castelo de São Jorge, na verdade, é o muro do castelo que um dia foi o Castelo de São Jorge. Não é tão incomum assim manter apenas os muros e algumas paredes internas para se visitar, na medida em que a construção original em si já não existe há séculos pelos mais variados motivos. Eu acho mais justo colocar o termo "ruínas" no nome da atração, com o intuito de controlar as expectativa, mas ninguém isso em lugar nenhum.
Ok, eu entendo: as considerações acima podem dar a entender que eu não gostei do passeio, o que não é verdade. A vista da cidade é maravilhosa. Há um acesso guiado para uma escavação arqueológica que inclui um bairro pré-histórico, um bairro mouro e o palácio de um bispo. O guia, inclusive, explicou que o local desfaleceu de vez no terremoto de 1755. Há também um pequeno museu com os achados locais e uma câmara escura, com apresentações a cada 20 minutos.
Algumas fotos:

foto: Castelo de São Jorge, Lisboa, Portugal, 2019

foto: Castelo de São Jorge, Lisboa, Portugal, 2019

foto: Castelo de São Jorge, Lisboa, Portugal, 2019

De lá, comemos um rápido pão com chouriço nas imediações e iniciamos o walking tour na região de Alfama. Sim, andamos muito mais do que o bom senso recomenda, mas vimos um monte de coisas: Miradouro de Nossa Senhora do Monte, Igreja de Nossa Senhora do Monte, Jardim da Graça, Jardim Botto Machado, Panteão Nacional (apenas por fora), diversas casas noturnas de Alfama (foi mais ou menos onde o amigo Yan no encontrou e passou a fazer parte de trupe) e Catedral da Sé (onde o Yan conseguiu passar uma conversa nos atendentes e com isso entramos para visita completa após o horário limite).
Mais fotos:

foto: vista de Lisboa, Portugal, 2019


foto: Alfama, Lisboa, Portugal, 2019

foto: Catedral da Sé, Lisboa, Portugal, 2019

Já eram 18h, mas o dia estava longe de terminado. Encontramos novamente o Douglas, que nos levou fazer compras para um incrível risoto de bacalhau no apartamento onde ele estava hospedado, láááá no Parque das Nações. 
Aqui, um aparte: compramos no supermercado 3 garrafas de vinho que custaram, somadas, E$ 4,37. Sim, o amigo leitor converteu certo...
Enfim, o resultado disso tudo foi chegar no hotel de Uber pra lá das 2h, mortos e felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário