terça-feira, 5 de agosto de 2014

Cada um que me aparece...

Faz uns 18 meses que jogo um jogo online chamado Godfather, da Kabam. Acho interessante o mecanismo de construir prédios e tropas e guerrear, tanto em PvE (player x environment = contra o ambiente) quanto em PvP (player x player = contra outro jogador). Controla-se a produção e consumo de 4 recursos e o tempo de contrução das tropas, prédios e pesquisas. Faz-se alianças, arruma-se inimigos e, claro, há um ranking para deixar os competitivos como eu felizes. Tudo isso em um ambiente que lembra vagamente o filme O Poderoso Chefão.
Ou seja, o de sempre.


Desde sábado surgiu um assunto novo no jogo. Um sujeito fez-me uma oferta de compra pela minha conta. Antes de pensar em valores, eu fiz algumas considerações. Quanto vale o jogo para mim?
Investi muitas horas nele, mas nenhum centavo gasto. Foi só o lazer mesmo, portanto. Houve momentos em que o jogo me causou stress, mas isso está superado. Dedico alguns minutos a ele todo dia, salvo alguns sábados pela manhã quando vai uma hora para uma manutenção geral das coisas. Na opinião deste blogueiro, vale a pena.
Mas quando precisei fazer uma avaliação em valores, dinheiro mesmo, precisei pensar. Na minha avaliação, concluí que ele pode valer dois bons jogos de PS3. USD 200 pagaria minha saída para fazer outra coisa. No caso, eu prometeria desencarnar completamente do jogo, não recomeçando com outra conta ou algo assim: acabou, finito, fim, the end. Mas duvido que alguém pague duzentos dólares nisso...
Então, o cara me ofereceu 1250. Dei um pulo no susto. Uma baita grana sem dúvida. Não vale, mas se ele paga, eu topo. E topo agora. Era uma proposta que eu não poderia recusar...
Avancei as negociações. Pesquisei detalhes de como criar um PayPal, tarifas, condições tudo dentro de 24 horas. E fui trocando emails com ele. 
O curioso é o cidadão chamado Harron Sarwar, declarando-se morador da Austrália, pedir os dados de login tão de cara. Se eu forneço os dados de login, ele pode entrar a conta e mudar a senha. E o que vai me garantir o pagamento depois ? Expliquei isso a ele. Expliquei de novo. E de novo.
As respostas começaram a me deixar bolado. "É automático. Basta você me passar o login e o dinheiro vai para sua conta". 
Minha conta ? Ele não tem o número da minha conta. A Kabam, que gerencia o jogo, também não. Minha namorada e minha irmã não tem o número da minha conta. Queporraéisso ?
Em mais 24 horas ficou claro que era um golpista dos mais simplórios. Ele espera que você passe email e senha de cadastro e depois ele te paga, tipo assim, rapidinho. O que me impressionou foi a existência desse tipo de golpe ainda. Achei que as coisas hoje fossem mais elaboradas, mais técnicas. Senti-me desrespeitado. 
E como ele infeliz tem uma conta no jogo, e a base do jogo é a medição de respeito que o gangster tem (respect) acabei de achar o que fazer com minha tropas pelos próximos 30 dias enquanto minhas férias não chegam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário