segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Familiaris

O cão doméstico, Canis lupus familiaris, é alvo constante de minhas postagens no Facebook. Eu simplesmente adoro cães na mesma medida que não gosto de crianças. As pessoas próximas sabem que a recíproca é verdadeira: sou constantemente alvo de cães desconhecidos que me reconhecem como "o tio legal que brinca". As histórias são inúmeras, aos poucos contarei aqui no blog. 


Outro dia, conversávamos sobre a origem dessa espécie, chamada de "melhor amigo do homem". Não é sem motivo: o cão doméstico é a mesma espécie que o lobo, Canis lupus. Mencionei, e minha explicação bate com a tese mais aceita pela comunidade científica, que o cão é um lobo que roubava comida do lixo dos humanos. Com o tempo, alguns passaram a interagir e os mais dóceis acabaram se tornando amigos do homem já não tão primitivo. 
Adotado como animal útil, os menos dóceis tinham menor chance de se reproduzir (fosse intencional ou até por serem expulsos ou mortos pelos homens). Assim, um processo de seleção artificial deu origem a coisas como essa:


Sophia e Pitoco, com Lully ao fundo
cortesia de Marcos Roberto "Kito"

Foi quando algum dos presentes fez um comentário bastante interessante, com o qual concordei prontamente, não sem antes ficar embasbacado. Hoje, no segundo milênio, há outro animal que tem se aproximado de habitações humanas para roubar comida do lixo. Ele está, portanto, no ponto em que o lobo estava há 10 ou 20 mil anos:


Isso mesmo, amigo leitor: os ursos
Na foto, é um polar, mas há diversos casos de outra variantes do gênero ursidae aprontando das duas por aí. E com as técnicas de domesticação hoje conhecidas, o processo poderia ser muito mais rápido. Quem sabe os ursos de pelúcia não tenham sido um grande anúncio do que estava por vir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário