quarta-feira, 27 de agosto de 2014

O Debate

Não vi, não gosteiMinha tolerância para violência estava baixa, então optei por trocar o Debate entre os Presidenciáveis pelo filme Mercenários 3. Pelos comentários lidos no Facebook, acertei na troca. Na verdade, não tomei essa decisão ontem, foi em 2008. E agora divido com o amigo leitor o caso.

Vivíamos a corrida eleitoral para as eleições municipais. No caso, São Paulo. Disputavam o segundo turno a inútil Marta Suplicy e o hoje odiado Gilberto Kassab. Eu já tinha pouco respeito pelo brasileiro médio, mais interessando em reality show, novela e futebol do que em política. E no dia daquele debate, vivenciei algo interessante. Interessante e triste.
Eu já tinha meu voto decidido, e a eleição já se desenhava a favor de Kassab com larga margem. Segui meu dia normal, indo trabalhar e depois treinar meu Kung Fu. Voltei de metrô para casa, e ao sair da estação, vi algo que imediatamente me chamou a atenção.
No caminho, os bares estavam lotados com as tvs ligadas no debate. O som alto, diferente dos jogos de futebol, permitia ouvir com clareza o que cada um dizia. E as pessoas, copos na mão, prestavam enorme atenção ao que era falado. 
Minha primeira reação depois da surpresa foi de alegria. "Estive errado" - pensei - "as pessoas dão sim importância para a política." 
Durou pouco. O prefeito candidato respondia a alguma pergunta da ex-prefeita candidata e lhe passou alguma descompostura. Não lembro o tema ou as palavras, mas foi aquilo que popularmente dizemos "deu um fora nela". 

Obs.: a foto não é do debate citado, mas é verídica.

A platéia reagiu de pronto. Os apoiadores dele, maioria, soltaram seus gritos curtos de "aeeee", "boa", "chupa", rindo da cara dos apoiadores dela. Silencioso, o grupo minoritário apenas esperava pelo troco que viria na pergunta seguinte. 
Entristeci. O objetivo do debate falhara miseravelmente. Ninguém ali procurava ouvir as ideias e propostas dos candidatos, apenas se divertiam em vê-lo superar o adversário em palavras. Não havia qualquer diferença prática para um jogo de futebol. Não havia qualquer grau de politização ali. 
Desisti de debates naquela noite de outubro de 2008. Completarei 6 anos sem ver debates políticos, sem qualquer saudade. O Fla-Flu, que já imperava na política, havia contaminado o eleitor. 
Enquanto isso, os caras contratam um dos melhores atores de luta marcial do mundo e colocam metralhadoras na mão dele o tempo todo.


Não lembro de ver ele lutar uma só vez no filme...


Nenhum comentário:

Postar um comentário