segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Segura o velho

Jeff Gordon continua impossível. Venceu ontem em Michigan, reassumindo a liderança da Sprint Cup em vitórias e pontos. E não foi obra do acaso não, era o melhor carro da pista desde a metade da prova. Superou dificuldades em relargadas e dominou as últimas voltas com autoridade de tetra(penta?)campeão.


O triunfo mostra o bom momento da equipe Hendrick. Nas últimas 4 corridas, uma das quais em circuito misto, foram duas poles, duas vezes com o maior número de voltas lideradas e três vitórias. Gordon e Earnhardt lideram com folga absurda para o 3o colocado: faltando 3 provas para o final da fase de classificação, se a dupla não as corresse é bem possível que terminasse ainda nas mesmas posições. 
Com 12 vencedores em 23 corridas, o sistema garante matematicamente que um piloto se classificará por pontos. A vaga está nas mãos de Matt Kenseth, único piloto de Joe Gibbs a não vencer este ano ainda, que deve mantê-la sem maiores problemas. Segue a lista dos pilotos sem vitórias:
Matt Kenseth 709 (+58)
Ryan Newmann 679 (+28)
Clint Bowyer 672 (+21)
Greg Biffle 660 (+9)
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Kasey Khane 651 (-9)
Austin Dillon 638 (-24)
Kyle Larson 636 (-26)
Marcos Ambrose 616 (-46)
Matematicamente, há 144 pontos em disputa. Evidentemente que algum deles, ou até mais atrás na tabela pode vencer corridas. Mas supondo apenas a disputa em pontos, pode-se descontar até 43 pontos por corrida sem vencer (2o liderando maior número de voltas x 43o), o que totaliza 129 pontos em jogo. Assim, a nota de corte está em 660-129 = 531 pontos hoje. Menard, Vickers, McMurray, Mears e até Stewart estão nessa conta. Daí para trás, só a vitória serve. Na prática, á incrivelmente improvável que essa turma desconte muitos pontos dos que estão a frente. 
Ficou pequeno para Kyle Larson, depois do acidente de ontem. Vai ter que mostrar uma consistência surpreendente nas três provas que faltam para se classificar.

O assunto mais comentado é ainda é o acidente de Tony Sterwart na outra semana. O tri-campeão tornou a não correr, e já se fala que ele pode ficar fora o restante da temporada. Essa postura diverge totalmente das declarações iniciais de que o atropelamento de Kevin Ward Jr. em uma corrida na terra foi um mero incidente de corrida, "apenas" com resultados trágicos. Fosse, Tony estaria nas pistas ontem, simples assim. 
Podemos estar vendo o ocaso de uma carreira tão brilhante quanto quente. 


Um comentário:

  1. Posso estar sendo meio ignorante, mas ele quase PEDIU pra ser atropelado...

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