terça-feira, 11 de novembro de 2014

Final Four

Neste domingo termina a temporada da Nascar. Quatro pilotos de quatro equipes, uma corrida, um título. Quem chegar na frente entre eles, leva a taça. Simples assim.
Segue, então, minha análise dos Final Four.


  • Favorito
É Joey Logano, sem dúvida. Imagino que todos concordem comigo. Jovem (24 anos) e experiente (7a temporada), o ítalo-americano começou muito cedo na categoria, talvez cedo demais. Depois de um início promissor na equipe de Joe Gibbs, acabou perdendo competitividade e espaço. Depois de ficar de fora do Chase em 2012, mudou-se para a Penske, para ser companheiro do campeão do mesmo ano, Brad Keselowski. Foi uma mudança bem sacada, pois evitaria comparações duras. Pois Logano classificou-se para o Chase em 2013 e Brad não. Voltou à elite este ano, e chega sozinho à final. Se for campeão, fica com a pose de primeiro piloto, embora isso não tenha tanto peso assim na categoria. 
O time Penske é seguramente o mais estável e competitivo do ano. Venceu 11 corridas com apenas 2 pilotos, e frequenta as primeiras filas da classificação com assiduidade. Logano soube sair de situações complicadas e ir se classificando em cada fase. 
  • Rival
Kevin Harvick, da Stewart-Haas, é o rival. Harvick teve uma ótima temporada e poderia ter muito mais do que as 4 vitórias já obtidas deste ano, pois embora tivesse o carro dominante por várias vezes, foi perseguido por problemas. Pneus furados, toques, motores e erros de pitstop e estratégia tiraram sua liderança várias vezes. Isso pode comprometer suas chances se tornar a acontecer. 
Harvick tem 38 anos e já teve 3 3os lugares no campeonato (2010, 2011 e 2013). Começou a carreira em uma cadeira elétrica: substituiu Dale Earnhadt após sua morte em 2001, e venceria sua primeira corrida logo em seguida. "Pintou um novo campeão" todos pensaram, mas isso nunca chegou realmente perto de acontecer. Pode ser agora.
  • Franco-Atirador
Denny Hamlin, da equipe Gibbs, terá a chance de se redimir do título perdido em 2010, quando liderava o campeonato com alguma a 2 corridas do final, e mesmo na última, mas viu o pentacampeonato de Johnson acontecer no seu turno. 
Denny fez uma temporada difícil pois, embora tenha conseguido sua vitória classificadora no início de maio, foi a única até agora. E venceu em Talladega, o que sempre pode deixar uma marca de "ganhou por sorte". Chegou a estar em 26o na pontuação geral, temendo uma distribuição de vitórias que o eliminasse. É um piloto combativo em uma equipe que não tem conseguido vencer corridas com frequência. 
Se for campeão,  conseguirá o curioso feito de ter vencido o campeonato com uma corrida a menos pois teve um afastamento médico durante da temporada.
  • Azarão
Ryan Newman, da equipe Childress, foi 6o colocado por 3 vezes (2002, 2003 e 2005). Grande, encorpado e encrenqueiro, Newman tem sido um novo homem (pun intended) este ano. Tem feito corridas sólidas e sempre evitado contatos. Sua posição é muito mais mérito seu do que da equipe. Bem diferente de 2003, quando teve 8 vitórias mas ficou distante do título, tendo sido um dos responsáveis pela criação da regra do Chase. Curiosamente, ainda não venceu este ano e pode perfeitamente ser o primeiro campeão sem vitórias. 
Newman tem sobrevivido no Chase muito mais pelos erros dos adversário do que pelos seus acertos. Contar com erros dos 3 na mesma prova é muito difícil, e Newman precisará fazer o que não fez em 35 corridas: vencê-los de uma só vez, e não aos poucos. Improvável.

Não tenho carinho ou falta dele por nenhum destes pilotos. Assistirei com interesse pelo show, pelo espetáculo. Entendo que Logano é favorito e merece o título. Entendo que o título de Logano seria um tapa na cara do inquieto Keselowski, que precisa entender que não é isso tudo. 
Se for para Newman vencer, que seja sem ganhar a corrida. Acho que o regulamento deveria prever isso, mas como não prevê, gostaria que esse furo aparecesse de modo dramático. 
Quem vai entrar para uma lista onde estão Dale Earnhardt, Lee e Richard Petty, Jimmy Johnson, Jeff Gordon, Tony Stweart, Bobby Alison, Cale Yargborough, Terry e Bobby Labonte e tantos outros ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário