quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Maus Exemplos para Quem ?

Comecei a pensar neste texto quando da morte do Chorão, vocalista da banda Charlie Brown Jr. em março do ano passado. Nunca terminei de pensar, mas deu vontade de escrever hoje.

(foto: Chorão)

Chorão conviveu com problemas de drogas pelo menos em parte de sua vida, e foi exatamente de overdose que ele faleceu. Embora eu não tenha sido fã da banda ou dele, não posso negar a legião de fãs que ele conquistou. Daí o sujeito se estragou, e para isso não precisou da ajuda de ninguém, até errar feio a dose e vir a óbito. 
Na época, li alguns comentários curtos em redes sociais (quem estou enganando? Rede Social só tem uma: Facebook. O resto é conversa fiada) sobre o sujeito ter sido um mau exemplo para seus jovens fãs, que ainda são muitos.
Podemos traçar paralelos com outras estrelas que tiveram fim similar:
- Elis Regina (overdose de cocaína)
- Amy Winehouse (complicações na recuperação de alcoolismo)
- Phillip Seyour Hoffman (provável overdose de cocaína)
- Anna Nicole Smith (overdose múltipla)
- Marilyn Monroe (overdose de barbitúricos)
- Jimi Hendrix (overdose de álcool)
- Jim Morrison (overdose de álcool)
- Janis Joplin (overdose de heroína)
- James Dean (acidente automobilístico)
- Grace Kelly (acidente automobilístico)

Enfim... Posso passar dias listando outros.
Mas a pergunta que faço aqui é: para quem essas pessoas deveriam ser exemplo de comportamento? É claro que não estou defendendo o uso de drogas ou de dirigir perigosamente em alta velocidade, mas era seres humanos muito bons no que faziam e, por serem atividades de entretenimento, eram pessoas de alta visibilidade. Por isso a atenção especial dada quando morrem.
Mas acabou aí, gente. Nenhum deles tem obrigação de ser um ser humano perfeito, tanto quanto eu ou você leitor. Astros não têm que ser exemplos de nada, pois são pessoas com as mesmas fraquezas de cada um de nós. Não é porque cantam, dançam ou atuam bem que precisam ser a reserva moral da humanidade.
Não devemos cobrar isso deles, muito menos de suas memórias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário