segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Harvick

Já em síndrome de abstinência, escrevo sobre a final da Nascar ontem. Deu Kevin Harvick (só ele merece bold hoje), como o até o leitor menos atento deve ter notado no título do texto.


Não foi uma vitória fácil, mas foi firme. A prova foi dominada por Jeff Gordon, que claramente tinha o melhor carro da pista. Logo nas primeiras 50 voltas, no entanto, Harvick, Hamlin e Logano vieram disputar o título nas posições mais a frente, enquanto Newman ia acertando o carro e ganhando posições discretamente. 
Todos esses 4 chegaram a liderar, mas o tetracampeão, sempre relargando mal, acabava por se impor mais cedo ou mais tarde. 
Por volta da metade da prova, Newman havia chegado para a festa, enquanto Logano começava a perder rendimento. Hamlin tinha mais momentum a esta altura. Havia, no entanto, muito respeito entre eles em todas as disputas de posição. Era importante estar a frente para o momento em que as bandeiras amarelas começassem a embaralhar as posições na pista. 
E vieram, claro. A 22 voltas do final, detritos na curva 2 trouxeram a oportunidade de tentar estratégias. Sem condições de enfrentar os adversários diretamente, Newman optou por dois pneus e melhorar a posição na pista. Gordon e Hamlin ficaram na pista, e Harvick e Logano optaram por 4 pneus. 
Foi quando Logano perdeu sua chance ao título. O macaco simplesmente quebrou no momento da troca do lado esquerdo. É daquelas coisas que ele e seus fãs jamais esquecerão: em uma média de 12 pits por corrida vezes 36 corridas vezes 2 lados, Logano preciso ter o macaco embaixo de seu carro entre 800 e 1000 vezes ao longo do ano. Quebrou nesse momento. Posições de relargada: Hamlin (na pista) 2o, Newman (2 pneus) 4o, Harvick (4 pneus) 12o e Logano (4 pneus) em 29o, socando o volante.
A estratégia era obviamente para 4 pneus, e Harvick estava rapidamente na 7a posição quando outra amarela veio a 12 voltas do final. Harvick ainda herdou uma posição com a parada tardia de Gordon. 
Harvick relargou muito bem, usando os pneus novos e retomou a ponta, seguido por Newman com estratégia mista. Mas a 6 voltas do final outra amarela precisava vir. 
Newman foi combativo na relargada, mas Harvick soube controlar a situação e venceu a corrida, e com ela o campeonato. 
Não é meu piloto preferido. Mas tenho simpatia pelo time, que em 2016 estará na F1. Dizem, com Harvick ao volante. Aí, sim. 
Congrats, Kevin. 



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