domingo, 29 de novembro de 2015

Nomes de Doenças

Quando cheguei à 6a-série, as aulas de Ciências trouxeram um tema ao mesmo tempo novo e familiar: doenças. Novo porque nunca tinha estudado e familiar porque literalmente, meu pai era médico e falava disso o tempo todo.
E estudamos as mais famosas, em nível simples obviamente. Sarambo, tétano, coqueluche esse foi o tema do meu trabalho), catapora, sarampo, difteria, poliomielite, bronquite, tuberculose, meningite e algumas mais. Com exceção das "ites", que significam "inflamação de", a maior parte delas tem nomes que não são nada explicativos.
Passaram pela minha cabeça as perguntas: 
- De onde vem os nomes dessas doenças ?
- O que significam esses nomes ?
- Quem decide o nome da doença ?
Nunca me aprofundei no tema e mantive-me saudavelmente longe das ciências biológicas quando cheguei à universidade. 
Daí, em 2015, surge o Zika Virus e todo encanto da curiosidade se esvai nas ondas do rádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário