sexta-feira, 29 de junho de 2012

15 milhões

Somos hoje 15 milhões de brasileiros.
Já fomos bem menos, é verdade. Então comemora-se o crescimento. Dez anos atrás, éramos 12,5 milhões de pessoas, então o crescimento de cerca de 20% em números absolutos nos fez passar de 7,3% da população do Brasil em 2000 para 8,0% em 2010.
Somos mais numeros que a torcida do Palmeiras e do Vasco. Somos mais numeros que gremistas e colorados somados; idem para atleticanos e cruzeirenses. Somos quase a quantidade de eleitores de Marina Silva no primeiro turno do último pleito eleitoral. Juntos, superamos a audiência de qualquer partida de futebol pela transmitida pela televisão. Somos mais numeros que a audiência máxima de quase todas as emissoras de tv do país. Nenhum senador o governador jamais recebes tantos votos quanto nós somos.
Fazendo as contas, a cada 2 minutos uma pessoa se junta a nós, 24 horas por dia, 7 dias por semana. E são todos em vindos.
Somos 15 milhões e estamos crescendo. Seremos maioria um dia ainda neste século.
Somos ateus.

Fonte dos dados: Censo 2010 do IBGE.

2 comentários:

  1. Cara, sem religião não necessariamente significa ateu...

    ResponderExcluir
  2. Depois de ler toda a matéria, preciso dizer que MUITA coisa fez sentido depois que eu li os seguintes trechos:

    "...os católicos (6,8%), os sem religião (6,7%) e evangélicos pentecostais (6,2%) são os grupos com as maiores proporções de pessoas de 15 anos ou mais de idade sem instrução. Em relação ao ensino fundamental incompleto são também esses três grupos de religião que apresentam as maiores proporções (39,8%, 39,2% e 42,3%, respectivamente)."

    "Os católicos e os sem religião foram os grupos que tiveram os maiores percentuais de pessoas de 15 anos ou mais de idade não alfabetizadas (10,6% e 9,4%, respectivamente)."

    "A comparação da distribuição das pessoas de 10 anos ou mais de idade por rendimento mensal domiciliar per capita revelou que 55,8% dos católicos estavam concentrados na faixa de até 1 salário mínimo. Mas são os evangélicos pentecostais o grupo com a maior proporção de pessoas nessa classe de rendimento (63,7%), seguidos dos sem religião (59,2%)."

    ResponderExcluir