sábado, 30 de março de 2013

Deutsch

Amigo leitor, compartilho com vocês a estranha sensação de estudar alemão através de áudio-aulas em mp3. Não pretendo me mudar para Berlin ou virar tradutor juramentado. Basta-me algum conhecimento, alguma cultura.
O amigo que me passou os arquivos também me passou o seguinte causo:

---

A língua alemã é relativamente fácil. Todos aqueles que conhecem as línguas derivadas do latim e estão habituados a conjugar alguns verbos podem aprendê-la rapidamente. Isso dizem os professores de alemão logo na primeira lição. Para ilustrar como é simples, vamos estudar um exemplo. Primeiro, pegamos um livro em alemão, neste caso um magnífico volume, com capa dura, publicado em Dortmund, e que trata dos usos e costumes dos índios australianos Hotentotes (em alemão, “Hottentotten”).
Conta o livro que os cangurus (Beutelratten) são capturados e colocados em jaulas (Kotter) cobertas com uma tela (Lattengitter) para protegê-las das intempéries. Essas jaulas, em alemão, chamam-se jaulas cobertas com tela (Lattengitterkotter) e, quando possuem em seu interior um canguru, chamamos ao conjunto de jaula coberta de tela com canguru (Lattengitterkotterbeutelratten).
Um dia, os hotentotes prenderam um assassino (Attentäter), acusado de haver matado a mãe (Mutter) hotentote (Hottentottermutter) de um garoto surdo e mudo (Stottertrottel). Essa mulher, em alemão, chama-se Hottentottenstottertrottelmutter e, a seu assassino, facilmente chamamos de Hottentottenstottertrottelmutterattentäter.
No livro, os índios o capturaram e, sem ter onde colocá-lo, puseram-no numa jaula de canguru (Beutelrattenlattengitterkotter). Mas, incidentalmente, o preso escapou. Após iniciarem a busca, rapidamente veio um guerreiro hotentote gritando:

– Capturamos o assassino (Attentäter)!– Qual?? – perguntou o chefe.– O Lattengitterkotterbeutelratterattentäter – respondeu o guerreiro.– Como? O assassino que estava na jaula de cangurus coberta de tela? - disse o chefe dos hotentotes.– Sim – responde a duras penas o indígena – o Hottentottenstottertrottelmutteratentäter (assassino da mãe do garoto surdo e mudo).– Ah – diz o chefe – você poderia ter dito desde o início que havia capturado o Hottentotterstottertrottelmutterlattengitterkotterbeutelrattenattentäter!

Assim, através desse exemplo, podemos ver que o alemão é facílimo e simplifica muito as coisas. Basta um pouco de interesse.

2 comentários:

  1. Alemão é uma língua divertidíssima criada por gente louca.
    Vai tentar traduzir alquimia do alemão pra ver o que é gostoso...
    Sinceramente, acho que prefiro uma aulinha de matemática em francês!

    ResponderExcluir
  2. Velho é só grunhir como um louco em um manicomio... ou se voce buscar uma forma mais rápida de falar idiomas estranhos entre para a igreja do Silas Malafaia, Pastor Metralhadora ou o Pastor Zangief.
    Segundo eles o espirito "santo" deles auxilia com interpretações.
    E se eles conseguem falar até a lingua do satanas imagina o alemão... fichinha hehehehehehe

    ResponderExcluir