sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Mais violência

Ok, lá vou eu arrumar inimigos nesta tarde de sexta...
Segue link para um caso que chamou a atenção esta semana, em São Roque. O sujeito deu uma cotovelada (não preciso me preocupar com "está sendo acusado de ter dado" pois as imagens são bem claras) em uma mulher. A vítima está internada em estado grave, correndo risco de vida (ou de morte? nunca soube qual é o termo correto).
Tento (pela primeira vez em muito tempo) inserir o vídeo no post:



Bem...
Não acho necessário condenar a atitude do sujeito. É mais do que óbvio, é mais do que evidente, é indesculpável, ponto.
Mas me chamaram a atenção alguns detalhes do crime (notaram que eu chamei de crime, né ?). Primeiramente, por mais que tenha sido uma violenta cotovelada, foi só uma. Não que fosse necessário continuar, mas não houve qualquer menção por parte do agressor em continuar a agressão. Ele também permaneceu no local até a saída da ambulância, não tentou fugir em momento algum. Mas há de ser citada, também, a atitude da vítima. Embora não tenhamos o áudio do ocorrido, tão clara quanto a agressão dele é a provocação dela antes. 
Eu sei, eu sei, uma coisa não justifica a outra. Não podemos sair socando (ou cotovelando) qualquer um que nos ofenda na rua. Dá vontade, mas não pode. É crime, há leis para tal, e o sujeito já consta como detido pela polícia. 
Mas chega aí... tão errado quanto agredir fisicamente não é agredir verbalmente? Sair xingando, ofendendo ou humilhando pode, Arnaldo? Não pode, a regra também é clara para isso.
Mas também não vemos isso ser cumprido. E é bem comum em mulheres se esconderem atrás da condição de mulher e fazerem isso. Eu mesmo já fui alvo de agressões verbais por uma retardada social amiga de uma ficante minha na época. Se eu agredisse, o resultado não seria menor do que o que vemos no vídeo, mas meus anos de artes marciais me ensinaram a reconhecer isso, então optei por ir embora e, com sucesso, destruir a amizade da minha ficante com aquela vadia com palavras apenas. 
O que peço ao amigo leitor é, ao reagir emocionalmente ao vídeo, que se pergunte uma coisa. Se a vítima fosse homem do mesmo tamanho do sujeito e o efeito fosse o mesmo, desmaiar e correr risco de morte (ou de vida ?), você teria a mesma reação contrária ao criminoso? Se a resposta é não, você precisa repensar sua visão sexista das coisas. Não é por ela ser mulher que merece mais pena quando vítima. 
#prontofalei.

Um comentário:

  1. Eu só discordo quanto à visão sexista. Também não acho legal ver um homem à beira da morte por culpa de um golpe covarde, mas mulher, criança, idoso, cachorro, sempre me comovem mais. Sim, também há injustiças entre homens (quando um é claramente mais forte que outro), mas pra mim não é a mesma coisa, e o motivo não é sexismo.

    ResponderExcluir