quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Reviravolta

Morreu hoje o candidato a presidente Eduardo Campos, em acidente aéreo na cidade de Santos. As notícias só cobrem esse assunto em todos os portais. Tudo o mais ficou para segundo plano.
É a primeira vez que isso acontece na nosso recente república pós-ditadura. Vai bagunçar, e muito, o tabuleiro eleitoral. Se não estou enganado, a vice Marina Silva assume a chapa e esse é o fator relevante daqui para frente.
Desde o imbróglio da suspeita recusa da Justiça em fundar o partido dela, a REDE, Marina buscou refúgio no PSB para não desaparecer do cenário. Entrou como vice na chapa, mesmo tendo o triplo das intenções de voto de Campos. Houve diversa cogitações de inversão da chapa, mas nunca foram para frente: Campos fez valer sua posição de "dono da bola". E agora sai de cena de forma trágica e em momento crítico. 
Marina deve aparecer com força já nas próximas pesquisas. Roubará votos tanto de Dilma quanto de Aécio, o que praticamente garante o segundo turno. Brigará com o tucano pela 2a vaga no cenário atual, mas pode crescer se conseguir trazer para si a aura de herdeira de Campos e de vítima indireta de uma tragédia. O PSB ainda poderá chamar alguém para a vaga de vice, podendo com isso angariar algum novo apoio. Honestamente, acho que ela tem boas chances de conseguir, ao menos em parte, ambos os objetivos. 
Os próximos dias serão emocionantes. 
Claro que surgirão as teorias da conspiração. Dirão que foi Dilma. Dirão que foi Aécio. Dirão que foi Marina. A esses, meus mais sinceros "cala-boca e arruma uma vida". 

2 comentários:

  1. Aposto que foi o Eymael.

    Não, mas realmente é incrível que isso tenha acontecido, e tão perto das eleições. Acho que a Marina tem 1% de chance de ir pro 2º turno - Aécio não é solução, só que ainda é melhor do que uma possível ditadura socialista...

    ResponderExcluir
  2. Falei para uma amiga no Facebook no dia do acidente e repito: no dia do acidente, a Dilma se reelegeu. E honestamente é bom que ela o faça, porque independente de quem for, o próximo presidente será um dos governos mais impopulares da história.

    ResponderExcluir