sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Alemanha 1 - Dia 18: Fussen

Fussen? Grande coisa. 
Eu fui no Neuschwanstein, isso sim. Mas vamos antes narrar o dia.
Acordei cedo em Höfen, Áustria e tive que ver isto pela janela:

(foto: Alpes austríacos)


Atualizei a previsão do tempo no celular, e descobri que estava 3 oC lá fora naquele momento. Não tive dúvidas: camiseta, bermuda e chinelo, e fui lá fora respirar. Delícia!
Depois do café, seguimos para lá e o dia só ia ficando mais bonito. Eu tinha reservado ingressos para os dois castelos, então o grau de stress era mínimo. Chegamos antes do horário, topamos com um divertidíssimo atendente italiano no estacionamento e entramos. Retiramos nossos ingressos em menos de 2 minutos e rumamos para o primeiro castelo do dia: Hohenschwangau.
Hohenschwangau era o castelo onde Ludwig II vivia. A visita durou mínimos 35 minutos e não era permitido fotografar (neste caso, por motivos mesquinhos: vender livros de fotos). Não é exatamente um castelo grande, mas é de uma beleza comparável a poucos lugares no mundo. Os móveis, decoração das paredes, detalhes arquitetônicos já posteriores ao neoclássico com traços românticos deixam o lugar uma delícia de ser estar dentro. 

(foto: Hohenschwangau)

Ainda assim, Ludwig II idealizou algo ainda mais grandioso: Neuschwanstein. Fortunas foram gastas na construção de um castelo inspirado na obra de Richard Wagner. O bom gosto do rei não tinha limites, podemos assim dizer. Veja o leitor por si mesmo:







Observe a torre e os detalhes, amigo leitor. Se parecerem conhecidos, é porque são mesmo:

(foto: Castelo da Cinderela, Disney World, Orlando)

Ufa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário