segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Deu Dilma

Deu Dilma.
Não era óbvio, e nem era o que eu achava, mas deu. O prejuízo disso pode ser irreparável, mas foi a decisão da maioria. Como estamos em um sistema de representação por voto da maioria em dois turnos, assim será.
Repudio as críticas que tenho lido hoje. Vou citá-las e desmontá-las, pois é disso que trata este post.
  • Culpa do Nordeste
Falso. Houve grande concentração de votos na Dilma na região. E daí ? Generalizar é (quase sempre) um erro, e neste caso é bem simples de entender porquê. Se Dilma teve maior fatia de votos no Nordeste, também teve milhões nas demais regiões. Todos estes votos somados deram a vitória a ela. Do mesmo jeito que eu poderia querer que ela tivesse menos votos no Maranhão, também poderia querer que tivesse ainda menos votos em São Paulo. Dá no mesmo, oras. 
Então a culpa não é dos Nordeste, é do total.
  • Neo-separatismo
Eu tenho uma visão separatista sim. Entendo a necessidade de se transferir renda para o Nordeste, mas não do jeito que é feito. O certo é usar uma parte desses recursos para investir na economia local, criando infraestrutura e, por que não, empregos diretos. Cansei de dar meu dinheiro para eles.
Mas cansei nos 80, ok ? O movimento lançado um dia depois das eleições não é proposta, é mimimi
  • Nordestino é burro
É?
E quem elegeu Bolsonaro, Feliciano, Tiririca, Russomano e mais de 200mil votos nulos para Maluf, hein ?
O fato é que brasileiro vota mal pacas e não é de hoje.
  • Deixando o País.
Um monte de gente falou antes da eleição que deixaria o país se o candidato X vencesse. Para todos, mesmo para os que X = Dilma, dirijam-se a Cumbica e Galeão, por favor. Podem ir e já vão tarde.
A porcaria da democracia envolve vencer e perder. No momento, meu lado mais perde do que ganha, e tem sido um momento longo. Mas se não quer brincar, não desce no play, ok ?

Amanhã volto com comentários sobre coisas incrivelmente simples e óbvias que não verei no próximo governo, e também não veria se Aécio tivesse vencido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário