quinta-feira, 16 de outubro de 2014

De Quem eu não tenho pena (na Alemanha)

Fechando a série da viagem pela Alemanha, acho legal traçar um paralelo com o que escrevi aqui sobre a Inglaterra. 
  • Vegetarianos
O amigo leitor já deve saber minha opinião sobre vegetarianismo em suas variadas vertentes: não cheguei ao topo da cadeia alimentar para comer alface com chuchu. Mas até aí, é um direito do sujeito escolher comer mal.
Pois isso se agrava na Alemanha: a quantidade e qualidade de opções de carnes em geral e porco em particular é assombrosa. A carne é sempre macia, bem temperada, feita ao ponto, com ou sem molho... No fim, você acaba podendo pedir qualquer coisa que vai ser bom, desde que tenha carne.
Não pude fotografar pois estava na correria, mas vi dois tontos do Greenpeace fazendo um protesto em frente a um McDonald´s em Munique. Não tive pena alguma.

(foto: Schnitzel)
  • Quem tem carro ruim
Audi, Porsche, Mercedes, BMW, Opel e Volkswagen
Preciso explicar ?
  • Quem se atrasa
Ao contrário daqui, o transporte público existe de fato nas cidades. Mais que isso, eles são totalmente controlados e calculados. Ou seja, ao chegar a uma estação, ou mesmo a um ponto de tram (não disse trem não !), você encontra uma tabela detalhada de quais linhas passam ali, e em que horários. Faça suas contas antes e você saberá exatamente que hora o veículo passa e quanto vai demorar para chegar. 
"Desculpem o atraso, foi o trânsito" não cola por lá. Nem devia mesmo.
  • Quem fica entediado
Sou um fã de viajar pelos EUA. Mas impressiona não apenas a quantidade, mas a variedade de passeios que há na Alemanha. Se o viajante não gosta de catedrais (grrr...), de paisagens (argh!) nem de museus (gasp!!!), ainda tem todas as atividades típicas de qualquer lugar urbano: lojas, cinemas, teatro, música, gastronomia, parques... E isso tem em toda e qualquer cidade que você estiver, mesmo aquelas com 1.600 habitantes. Sei disso por experiência.
Sinceramente, não é possível ficar sem ter o que fazer lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário