quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Vettel na Ferrari

Na semana que termina o Mundial de Fórmula 1 de 2014, a Ferrari anuncia o que o mundo inteiro sabia desde o final de setembro: Vettel será piloto da equipe em 2015. 
O que me dá nos nervos é que todo mundo já sabia e ambas as partes ficaram essas semanas todas negando o óbvio. E agora vêm a público anunciar sem pompa alguma via Twitter. 

(imagem: um assessor de imprensa na Fórmula 1)

Nada, eu digo de novo, nada justifica essa frescura toda. Pilotos trocam de equipes e equipes trocam de pilotos. O mundo da Fórmula 1 sabia disso desde que a Red Bull anunciou a saída do tetracampeão. Achei este link, de 3 de outubro, sobre isso.
É quase que inerente à categoria e ao conceito de automobilismo esportivo. No mínimo, o piloto fica velho ou morre, e precisa ser substituído. Não há vantagem alguma nesse tipo de segredo. Em uma categoria já abalada por uma auto-inflingida crise financeira, com sérios problemas de competitividade e com seu genial comandante dando sinais de senilidade administrativa, mentir sobre essas trocas não ajuda nada.
#VempraNascar, amigo leitor.


3 comentários:

  1. Nada justifica isso é meio forte. Li em algum lugar (ainda estou procurando mas tem uma chance boa de ter sido no blog do Téo José) que o que pega com a Ferrari é o Alonso.

    Ou melhor, o contrato do Alonso: se ela anunciasse que ele estava de saída e que tinham fechado com o Vettel, ele podia exigir a rescisão. E se o Alonso anunciasse a sua ida à McLaren (outra notícia que é favas contadas) antes da Ferrari anunciar a contratação do Vettel, eles podiam se eximir de pagar a rescisão.

    Para mim faz sentido. É uma droga? É, mas eu perdi a conta de quantas vezes dinheiro era mais importante que o público no esporte. Em qualquer modalidade no esporte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que vc disse procede. Só que são cláusulas para massagear o ego apenas: ninguém quer admitir que foi trocado, quando todos sabem a verdade.

      Excluir
  2. Possivelmente, mas com contratos de centenas de milhões de dólares/ano, as multas costumam ser muito pesadas. OK, nem o Alonso nem a Ferrari quebrariam se pagassem a multa, mas ainda assim é muita grana, mesmo para um afago no ego.

    ResponderExcluir