quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

De quem eu não tenho pena (em New York)

Não posso dizer que não me divirto fazendo isso. Então retomo aqui a série, referindo-me à minha mais recente aventura no exterior.

  • Quem anda de carro
Sem dúvida, esta é a mais crítica de todas. Andar de carro em New York, de modo geral, é burrice aguda. Deixe as ruas para a polícia, bombeiros, ambulâncias e já teremos congestionamentos. Agora coloque os taxis. A cidade é muito, mas muito mesmo, compacta. É muita gente em pouquíssimo espaço. 
Mas para isso existe o metrô. Sujo, confuso, potencialmente caro. Mas incrivelmente amplo, 24 horas por dia e funcional. Salvo exceções do tipo dificuldade de locomoção permanente (cadeirante, idoso) ou temporária (perna quebrada), o sujeito morar em ou estar indo para local realmente muito distante do metrô ou condições climáticas extremas, deixe o carro em casa.
Aliás, não tenha carro: use taxi nesse casos especiais e pronto.
Mas...


Pois é...
Inclusive, note quantos taxis há nessa foto.
Pois é...
  • Quem come mal ou caro
E olha que eu paguei caro em pelo menos duas refeições...
Mas eu optei por isso, e espero que não tenham pena de mim. New York tem milhares de lugares para comer, com uma culinária riquíssima. Não, teimoso leitor, a culinária americana não se restringe a hamburger. Longe disso.
Ainda assim, tem trouxa que só encontra o lugar caro, incapaz de atravessar a rua e ver opções. Merece sofrer.
  • Quem fica entediado
Aqui o problema é diferente. Eu não consigo descrever o processo de ficar entediado em New York. Não me refiro a ter que esperar em uma fila ou pelo metrô. Mas se tem uma coisa que não falta por lá além de gente é coisa pra fazer.
No limite, compre um livro, oras, pois livrarias não faltam. Ou caminhe, pois é lindo.
  • Quem se perde em Manhattan
Vamos falar sério:a ilha é quadriculada por ruas e avenidas em ordem numérica. Há um sem número de prédios muitos altos planetariamente conhecidos (Chrysler, Rockfeller, Empire State, World Trade Center...). 
Não dá. Você não se perde por lá nem querendo.
Bem, quase... Sempre tem um ou outro indigno de pena.
  • Quem não visita o Metropolitan
(Esta tem endereço único e certo.)
Sério?
Mesmo?!
Quer dizer.. MESMO?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário