sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

NY - Dia 09: Financial District, Chinatown e Reveillon

Em um dia que teria ritmo bem diferente dos outros, pegamos a outra linha do PATH para o World Trade Center, em vez da linha usual até a rua 33. E descobrimos que ir por essa linha poderia ter sido um bom plano em outros dias, pela proximidade com as linhas azul, verde e laranja do metrô. 
Errando e aprendendo...
  • World Trade Center
Enfim, ao sairmos do PATH, vemos isso:

foto: World Trade Center

Gente, é alto. Tipo assim, muito alto. Tipo assim, realmente muito alto, manja? E não tirei essa foto ao lado dele não, foi a umas boas 3 quadras de distância. É alto...
O novo World Trade Center já está parcialmente operacional. Há algum movimento, há andares inteiros ocupados. NY está terminando de curar sua maior ferida. Que bom.
Infelizmente a visita ao topo ainda não está aberta, com previsão para primavera de 2015. Do meu ponto de vista, só mais um motivo para voltar lá.
Passamos pelo memorial do 11 de Setembro, também em obras adiantadas. Vai ficar lindo. Optei por não visitá-lo nesta viagem. Farei um combo na próxima. 

Cotação Asimovia: 3 sabres de luz

  • Distrito Financeiro

De lá, em poucas quadras estávamos em Wall Street. Ela mesma:

foto: NYSE

Houve um tempo em que pensei em trabalhar com ações. Depois mudei de ideia, mas se tivesse mantido, esse passeio seria minha ida a Meca. Soube que não há mais visitas à NYSE, por questões de segurança. Uma pena...
O distrito ainda tem um famoso touro com o qual centenas de pessoas tentam tirar fotos. Os turistas chineses estavam particularmente pentelhos nesse ponto, e não consegui uma foto que prestasse.

Cotação Asimovia: 3 sabres de luz

  • Chinatown
E vamos às comprinhas de cacarecos e bugigangas (nunca tinha reparado que "bugiganga" tem 3 "G"s...). De metrô, chegamos direto ao meio da muvuca. São lojinhas de variados tamanhos vendendo absolutamente qualquer coisa. Em uma das lojas que entramos tinha, em linhas gerais, ralos, panela, caneta, furadeira, bandaid, refrigerante, talheres, multímetro, caderno, lupa, pano de prato, doce, rodo, mangueira e travessas, entre muitas outras coisas. 
Mais ou menos nessa ordem.
Tudo em uma área de cerca de metade do meu apartamento.
Aqui, erramos uma parte do planejamento. Era importante ter trazido mais dinheiro vivo. A maioria daqueles caras não aceita cartão, e isso era previsível. Ainda assim, sobrevivemos. 

Cotação Asimovia: 5 sabres de luz

  • Caçadores do Lápis Perdido

A parte da tarde foi caçando um conjunto de lápis para Luciana. Havíamos comprado antes pela Amazon, mas foram entregues em terrível estado. Conseguimos o refund dias antes e saímos à caça. 
Passamos por 3 lojas, com a menção a um tiozinho simpático que reabriu a loja só por causa de nossas caras de cachorrinho magro, mas sem sucesso. Aparentemente, Luciana queria comprar uma mosca branca grávida de gêmeos albinos...
Saímos de lá com as mãos abanando e um par de endereços para procurar no dia 2 de janeiro.

Cotação Asimovia: 2 sabres de luz

  • Reveillon
Acostumados ao ritmo de dormir meio cedo, o dia 31 precisava de algo diferente. Voltamos para o hotel antes das 6 da tarde para tirar um cochilo antes do Reveillon.
Não tínhamos qualquer expectativa sobre a Times Square. O plano era ir até onde desse e beleza. O PATH estava terrivelmente lento, com longas paradas nas estações. Lá pela rua 23 (penúltima estação), parou de vez. Um grupo de nativos desistiu e saiu do trem, e eu os segui de imediato. "Eles devem saber o que estão fazendo", pensei. Eles trocaram para o metrô ali mesmo, na rua 23, e subiam para a Times Square. Fomos até a rua 42, cientes de que poderia haver um alvoroço por ali. 
A Times Square em si estava isolada pela polícia. Não perguntei o motivo, mas parecia que eles consideravam ela "lotada" e ninguém mais entraria. Eram 22h40. 
Saímos pelo Bryant Park e topamos com outra barreira policial, na rua desta vez. Parei para olhar em volta e medir a situação. Não ia adiantar dar uma de esperto e tentar passar. Contornar só faria andar à tôa.  Então, eu olho mais para frente na rua 42 e vejo a bola da Times Square bem à minha frente! 
- Luciana, vamos ficar é aqui mesmo. Olha aquilo !
Ela topou, claro. Subimos alguns degraus para a entrada do Bryant Park, que estava fechado, e nos instalamos ali mesmo, acima das pessoas à nossa frente. E eis que eu olho para frete, e vejo o show de luzes do Empire State. E atrás de nós estava o Crysler Building. Eu simplesmente tinha achado o único local da cidade onde se vê os 3 ao mesmo tempo
Aos poucos, a região foi enchendo de gente, mas nunca passou de 500 pessoas ali. Estava frio, mas fomos bem protegidos. Esperamos até a virada sem intercorrências. 
E vimos o seguinte:


Li comentários de que era isso mesmo que deveria acontecer. Confesso, neste momento, estar em dúvida. 
De fato, pode-se contar 10 piscadas da bola no video. Não achei outros videos comentando a falha. 
Por outro lado, as pessoas em volta ficaram sem entender nada. Será que eram todos novatos no assunto ali ? Todos os 500 ? Ninguém ali comemorou a virada, pois não sabia o momento exato. Não houve fogos até uns bons 5 minutos depois. 
Enfim, não gostei.

Cotação Asimovia: 2 sabres de luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário