sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Será ?

A crise hídrica que atacou o estado de São Paulo no ano passado se espalhou. Esta semana, Rio de Janeiro de Minas Gerais ligaram seus sinais de alerta e começaram a falar em racionamento, em medidas emergenciais e tudo mais.


O vídeo acima, embora eu não concorde com 100% do que foi dito, é ótima explicação sobre o que está acontecendo. Chamo a atenção para o momento 4:40, quando o Pirulla aponta que o bicho ia pegar em MG e RJ. 
Pegou. Mas não é só mais água potável o problema. O governo federal já admite problemas na geração de energia. E é dela que vou falar hoje.
Esta semana tivemos um apagão relativamente sério, sobre o qual falei aqui. Naquele momento, pareceu ser uma questão de capacidade de distribuição apenas. Mas antes mesmo dele, na semana passada, um colega de academia chamado Rafael comentou as constantes quedas de energia que temos visto na cidade desde os últimos dias de 2014. Decretou ele:
- Isso aí já é racionamento disfarçado
Rimos, não apenas mostrar mais uma potencial desgraça a ser enfrentada, mas por ser plausível. A demora em se restabelecer a energia em tantos locais não é usual. Embora a Eletropaulo seja uma empresa longe de ser séria, o padrão de desatendimento superou por muito o histórico de incompetência deles.
Passados 4 dias do incidente nacional, os apagões continuam. Acontece que o calor acalmou um pouco, as chuvas não tem sido intensas, e os episódios de falta de luz continuam acontecendo. 
Aqui na PRODESP, temos uma usina (se você acha que eu quis dizer "gerador" e me enganei, saiba que, sim, temos uma usina termoelétrica aqui dentro). Quando a energia falta, a usina entra em operação e, em menos de 1 minutos estamos com energia no prédio inteiro. E neste cenário, a usina foi acionada por duas vezes esta semana, uma delas hoje pela manhã, com tempo tranquilo e seco. Não faz sentido. 
Não se o Rafael estivesse errado. A tese dele ganha força, portanto.
Será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário