quinta-feira, 14 de março de 2013

Complexo de Vira-latas

Nélson Rodrigues disse, em 1958, que havíamos "superado nosso complexo de vira-latas". O contexto da frase foi na vitória sobre a Suécia, trazendo nossa primeira de (até agora) cinco Copas do Mundo. Talvez ele estivesse certo no campo futebolístico. Talvez.
Mas certamente isso não se aplica a nenhum outro tema. Acompanhei a movimentação dos internautas no que concerne a escolha o papa e continua essa mania de que se querer um brasileiro em destaque. Já havia tratado desse tema aqui
Frases sinceras de apoio, torcida mesmo como se de um evento esportivo se tratasse. E ao vencer um argentino, a autoestima do brasileiro que via chances reais de ter um papa conterrâneo foram pulverizadas. 
As pessoas se sentiram quase humilhadas por perderem, e ainda por cima para um argentino. Eu ri, e muito.

---
 
Enquanto isso, no Conclave, os cardeais debatiam a escolha do papa. Um deles diz:
- Então estamos de acordo: vamos escolher um brasileiro.
- Sim ! - respondem todos.
- Mas... qual é mesmo a capital do Brasil ? - pergunta ele
E um velhinho simpático responde lá do fundo:
- Buenos Aires !

---

Embora alguns tenha divulgado que ele é formado engenheiro químico, as fontes que eu encontrei indicam que é formado em Química, não Engenharia Química. 
Quase, mas completamente diferente.


 

7 comentários:

  1. Tecnicamente, ele ser químico é melhor.

    No mais, torço para que ele seja um bom líder, pois os milhões de fiéis católicos do mundo merecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que tudo isso parte de uma mentira. Não tem como acabar bem.

      Excluir
  2. Agora com o novo Papa teremos as seguintes mudanças:
    A ostea será substituida por alfajor ou churrasco (domingo alfajor e sábado churrasco)
    O vinho utilizado será trocado pela cerveja Quilmes
    O hino que cantava segura na mão de Deus terá a letra trocada por segura pela mão de Maradonna já que na Argentina ele é o salvador.

    ResponderExcluir
  3. Essa é a sua opinião.

    Mas independente disso, o Papa fala por uma nação (reconhecida internacionalmente como tal por sinal) e também por uma entidade que influencia a vida de milhões de pessoas no mundo. Tudo considerado, deve ser o cargo de maior pressão do mundo.

    Por isso torço para que ele seja um bom líder, do mesmo jeito que torci por muitos outros. As pessoas que dependem e que acreditam nele não merecem menos do que isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele é um chefe de estado. O Vaticano é um estado, assim como Burkina-Fasso, Tuvalu e Ilhas Scheychelles.
      Sim, ele fala por e para bilhão de pessoas.
      Daí para ser o cargo de maior pressão no mundo, tem uma distância enorme. Posso listar, fácil, 50 cargos piores. Para começar fácil, temos 20 chefes de estado de países de verdade, presidente do FED, Secretário de Defesa dos EUA, Ministro da Defesa de Israel, Técnico do Corinthians, Técnico da Seleção da Itália, Técnico dos Lakers, Técnico dos Yankees, Diretor de Missões da NASA e os dois pilotos da Ferrari (sejam quais forem), apenas para uma lista rápida de 30.

      Excluir
  4. País de verdade é uma definição complexa. Se deixarmos preconceitos bobos de lado, no fundo admitiremos que existe apenas uma realmente razoável: se a ONU assim reconhece. Lógico, deixar preconceitos bobos de lado pode ser mais complicado do que parece...

    Voltando à pauta, pense que não tem nem METADE das pessoas acompanhando a sua vida e julgando cada decisão sua em nenhum dos cargos mencionados em relação ao que tem no caso do Papa. E o Papa não apenas SABE disso, ele (ao contrário por exemplo de pelo menos metade das pessoas nos cargos mencionados) DEVE satisfações às pessoas que acompanham a vida dele.

    Basta observar o fato de que católicos e não-católicos acompanharam essa história toda de eleição do novo papa. Cristãos e não-cristãos. Até os ateus, que não tem logicamente motivo nenhum para isso, acompanharam.

    E a maior prova disso é justamente estarmos aqui falando nisso, já que nenhum de nós é católico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. País sério tem pelo menos um milhão de habitantes. Não estou falando que quem está abaixo disso são pessoas que não mereçam respeito ou que sejam lugares ruins de se visitar ou viver: apenas não vejo nenhuma necessidade de auto-determinação, salvo em casos muito específicos. Na verdade, o próprio conceito de país precisa ser revisto ainda neste século.
      Quanto ao Papa, ele também sabe que as pessoas não levam ele (o cargo, não a pessoa) a sério mais. Enquanto o Catolicismo proíbe o divórcio, 59% dos católicos brasileiros é favorável. Enquanto o Catolicismo proíbe o uso de preservativos, 90% dos católicos brasileiros afirma usar. Portanto, ele virou um grande, pomposo e caro abajur.

      Excluir