terça-feira, 10 de setembro de 2013

Pessoal x Profissional

Estou acompanhando a polêmica envolvendo a demissão de Flávio Gomes da ESPN neste final de semana. Verdade seja dita, meu acompanhamento é indireto, por matérias, muitas das quais do Terra. Apliquem os filtros necessários, então: pode haver falhas, viés, engano, distorção, sensacionalismo.. o de sempre. Mas partirei da premissa honesta de que as informações são verdadeiras.
Para começo de conversa, o lance que deu origem a tudo: o juizão inventou sim um penalti para o Grêmio. Podem falar, espernear a vontade. Eu estou de saco cheio disso no futebol. A cada pouco vemos erros tão absurdos que não dá mais para chamar de erros. Também estou de saco cheio da postura condescendente e medrosa da imprensa, sempre usando termos eufêmicos como "engano", "erro", "estava com a visão encoberta". Chega disso.
Tentei por 2 anos combater os males da arbitragem no falecido site Nas4linhas. Não conseguimos dar seguimento ao projeto, mas fiz o que pude na época. 
A partir disso, FG, que é torcedor declarado da Lusa, soltou o verbo no twitter. Não acompanhei as postagens, mas o Terra cita algumas, digamos, pesadas. Em um dado ponto, discute com torcedores específicos, até por citá-los em RT. Mas em outros ofende a torcida como um todo. 
FG, não precisava, cara.

Porém, temos a reação da emissora. A reação foi feita em um crescente de efeitos, que culminou com a demissão do jornalista. João Palomino ficou com os créditos pela decisão. Chamou minha atenção postagens como "A opinião do jornalista não representa a opinião da emissora".
Claro que não representa, mas é válido relembrar isso. 
No entanto, se não representa, por que demiti-lo ?
JP, não precisava, cara.

O mimimi definitivamente tomou conta do país. Neste ponto, não é novidade. Como fã do FG, eu gostaria que ele não tivesse sido demitido. Gostaria que ele não tivesse postado os comentários agressivos que resultaram nisso. Não por discordar dos comentários (nem vem ao caso), mas pelo risco que representavam. 
Sim, o jornalista tem a obrigação moral e profissional de emitir suas opiniões. Mas na era do mimimi, algumas vezes precisamos não fazer. Eu contenho minhas palavras no meu trabalho com o mesmo intuito.

FG, continuo teu fã e continuo te seguindo no teu blog. Boa sorte, cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário