quinta-feira, 24 de julho de 2014

Crime Automobilístico

Tenho cada vez mais certeza de que, em algum momento na década de 90, Bernie Ecclestone caiu no banheiro e bateu a cabeça. 
Eternamente ligado ao esporte a motor, Fórmula 1 em especial, Bernie teve um time bicampeão do mundo nos anos 80: a Brabham. Depois, alçou voos maiores e quis controlar a categoria para fazê-la crescer. Conseguiu ambos. Criou contratos publicitários inimagináveis uma década antes. Aumentou o tamanho do bolo e soube reparti-lo. Trouxe as grandes montadoras para dentro do circo. Popularizou o esporte pelo mundo.
Hoje, não dá uma bola dentro. Escolhe pistas ruins em mercados duvidosos. Mudou o regulamento de forma radical demais em 2014. Não vê o problema que a falta de testes causa e intensifica medidas erradas. E agora volta ao México.
Nada contra o México, tudo a favor. Povo maravilhoso, conta com dois pilotos na categoria e tem multinacionais que querem desculpas para jogar dinheiro nela. Uma prova local é perfeita. 
O traçado do Autódromo Hermanos Rodriguez é fantástico, com uma reta longa precedida por uma difícil curva a direita inclinada clamada Peraltada, algo como "sapeca" em português. 
E eis que me apresentam isso:


Observe-se a Peraltada cortada ao meio, no lado esquerdo da imagem, coisas pintadas em amarelo. Tirando toda a graça, de fazer uma curva longa em aceleração plena, vira um treco besta, similar ao que vemos anualmente na Espanha. Segue link da fonte. 
Ontem, fiz piada sobre isso com um amigo antes de saber os fatos, dizendo que iam colocar uma chincane no meio da curva. Hoje sei dos planos e eram tão ruins quanto eu imaginei. 
Voltar ao México para fazer isso ao traçado é crime. Crime contra o patrimônio motor-cultural da humanidade. Alguém impeça essa insanidade, por favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário