sexta-feira, 25 de julho de 2014

16 não é 15

Vira e mexe, temos que lidar com a desculpa esfarrapada de algum empresa que põe a culpa no "sistema". Vez por outra, a culpa é do sistema sim. Vamos ao caso.
Ontem fui tentar comprar entradas para "Planeta dos Macacos - O Confronto" para hoje. Costumo ir ao Cinemark pois tenho dois cartões de crédito (um VISA e um AMEX) que me dão direito a uma meia entrada cada. A conta fecha certinho para o casal. Ocorre que o sistema de vendas de ingressos é no site ingresso.com.
Já aconteceu aí o primeiro problema. Algumas das salas simplesmente estavam indisponíveis. Nenhuma mensagem de erro, nenhum aviso, nenhuma explicação. Isso já me estressa. Eu sou muito exigente com o lugar do cinema e nunca deixo para comprar na hora da sessão: compro antes, pago a taxa de conveniência e isso torna minha experiência melhor. Quando funciona...
Deixei para comprar hoje, pois se estava fora do ar, estava para todo mundo e não deveria me prejudicar muito. De fato, a sala estava praticamente toda livre às 7h30 de hoje. Entrei, escolhi filme, sala, horário, lugar. Tudo em paz até aí. Na hora de pagar, vem a treta. 
sistema pede que se coloque os 6 primeiros e 4 últimos dígitos do cartão. Depois ele pede os dados complementares (pra quê, seu eu mandei ele guardar meus dados nas últimas 35 vezes que comprei lá ?) e os dígitos adicionais (centrais) do cartão. E aí ele quer o mínimo de 6 dígitos.

Observe agora a estrutura dos números de um cartão de crédito:
Visa: aaaa bbbb cccc dddd = 16 dígitos
Amex: eeee ffffff ggggg = 15 dígitos

Se você digitou os 6 primeiros e 4 últimos de cada (abaixo, em bold), ficam sobrando os do meio, pintados em azul:
Visa: aaaa bbbb cccc dddd = sobram 6 dígitos
Amex: eeee ffffff ggggg = sobram 5 dígitos

5
CINCO.
Amex tem uma estrutura de 15 dígitos, então sobram cinco dígitos, percebe amigo leitor? Algum estúpido da área de programação do site não sabe contar acima de doze pelo jeito. O site fica exigindo o mínimo de 6 dígitos quando eles não existem.
A conclusão foi não poder comprar com cartão, o que me impediu de ter acesso à meia entrada a que tenho direito. 
Burrice aguda, termo que fazia alguns meses que eu não usava aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário