Antes de mais nada, quero
esclarecer que esta carta não representa qualquer forma de ameaça a pessoa,
grupo de pessoas, equipes ou à empresa Motorola e suas subsidiárias.
Junto a esta carta, quem estiver
abrindo encontrará os destroços de um celular modelo Defy. Não foi acidente. Eu deliberadamente destruí o aparelho, tamanha
raiva que ele me causou. Eu atirei ele no chão uma boa dezena de vezes, talvez
mais. Fiz isso sem a bateria, para evitar vazamentos. Como disse, não tenho a
intenção de prejudicar ninguém.
Comprei essa porcaria de aparelho
em fevereiro de 2012. Tenho que ser justo ao dizer que os primeiros 4 meses
foram ótimos. A partir disso, começaram os problemas.
Inicialmente, botão de ligar/desligar começou a falhar.
Eu só conseguia desligar ou ligar o aparelho apertando forte o botão. Na
assistência técnica, recebi a resposta esperada: não é um item coberto pela garantia. Desisti de desligar o
aparelho, que passou a viver operando. Nem foi algo tão triste, pois o aparelho
levava 3 minutos para estar
completamente operacional. Sim, eu cronometrei. E não há dúvidas que se
trata de grave falha de projeto.
Toda vez que eu atualizava um
contato, o aparelho passava alguns segundos atualizado-o no Motoblur ®. Isso
poderia ser útil, admito.
Na medida em que mais semanas se
passavam, mais lento e errático o aparelho se tornou. Desligava aplicações sem que eu pedisse, passou a apresentar mal contato no cabo de carregamento e desligava e ligava novamente sem
comando da minha parte.
Por volta de julho de 2013, ele
passou a se desligar sozinho 10 a 20
vezes ao dia. Fazia isso durante o uso de aplicações e ligações. Chegou a
desligar 3 vezes durante uma conversa que tive com minha namorada. Somando o
fato do botão de ligar ter mal contato e o aparelho demorar 3 a 4 minutos para
estar operacional, o convívio com ele foi ficando impossível.
Em agosto, eu perdi a paciência e
decidi comprar outro aparelho. Foi quando eu tentei resgatar os dados no
Motoblur® apenas para descobrir que ele não
gravou absolutamente nada. NADA. Todas as vezes que eu havia esperado ele
atualizar o contato editado no Motoblur eram apenas o ícone flutuando na tela. Contei
com um serviço que não existe.
Tirei o chip do aparelho e
coloquei em um antigo, para outra decepção. O Defy havia apagado o conteúdo do chip. Não bastava eu ter perdido todas
as atualizações do período, perdi também o que tinha antes de fevereiro de
2012.
Surtei, devo dizer.
Descontei minha raiva fisicamente
no aparelho, e o resultado está nesta caixa. Foi meu primeiro e último celular Motorola.
Nunca mais terei qualquer aparelho celular da Motorola. Nunca mais terei
qualquer produto feito pela Motorola. Motorola não entra na minha casa ou na
minha vida, ponto final. O mesmo vale para minha família.
Cópia desta carta e uma foto com
o conteúdo da caixa (tirada em um Samsung S4, este sim um aparelho de qualidade)
estão no meu blog (www.asimovia.blogspot.com.br), que divulgo para centenas
de leitores todos os dias nas redes sociais.
Segue foto da caixa:
Cara, eu tive esse lixo desse DEFY... e me ferrei EXATAMENTE ASSIM! Que raiva que essa merda me causou na época! Sério, Norson, você descreveu extamente o que passei.
ResponderExcluirAquele lixo de MOTOBLUR não salvou nenhuma info!! Meu... eu acho que cheguei a destruir o meu tb