sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Básico de Lança

E lá fui eu, inocentemente, treinar na TSKF Matriz ontem. Como tenho feito já há algum tempo, optei por não entrar em aula e treinar por minha conta e risco. Se tem uma vantagem nisso é poder fazer as técnicas no ritmo que achar adequado e poder parar quando achar que devo. Isso inclui poder ver o que está acontecendo.
Daí estava no treino o João, há pouco graduado faixa marrom, terminando a temível técnica do básico de lança. 



Para quem não sabe, é um técnica muito cansativa. Usa-se demais as posturas. Achei um vídeo meio ruim (o vídeo é ruim, não a técnica) para quem quiser ter uma noção.


O problema central está nas transições cavalo para arco-e-flecha e de volta para cavalo. Qualquer aluno com uma semana de treino faz a transição. Mas no básico de lança, isso é feito, se não contei errado, 30 vezes. E isso arranca toda a velocidade da técnica, pois se o atleta se apressar, não fará corretamente a passagem pelo arco-e-flecha alinhando ombros e quadris, fundamental para a boa execução do básico. Não é a toa que se dizer que o básico de lança separa os bons meninos dos grandes homens
O João estava apanhando um pouco para acompanhar, o que é totalmente normal. O Mestre Gabriel decidiu, então, dar uma força. Pegou uma lança para ele mesmo e disse:
- Eu vou fazer com você, João. Acompanhe meu ritmo.
Eu parei para assistir o espetáculo. Não é todo dia que temos esse tipo de oportunidade. Vemos o Mestre Gabriel ensinando o tempo todo, o que já é um tesouro, mas vê-lo executar uma técnica completa é um evento bissexto. 
Não cheguei a ficar com pena do João, que fez o melhor que podia. Mas o Mestre o deixou para trás no básico 4. Postura sempre impecável, batidas firmes e precisas, transições completas, ritmo constante. Impecável. E terminou conversando normalmente, sem qualquer sinal de ter sequer levantado cadeira, quando todo nós saímos esbaforidos e procurando os restos dos pulmões pelo chão.
Magistral, amigosFoi a cena que justificou ter saído da cama ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário