domingo, 14 de agosto de 2016

Rio de Janeiro - Dia 8: Atletismo e Arco

Para este dia, conhecer um novo local: Engenhão. No caso, Estádio Olímpico. Parece ser caso único em Olimpíadas usar um estádio para o Atletismo que não é o mesmo das cerimônias de abertura e encerramento. Depois de achar estranho, pensei: o que tem de realmente errado nisso? E se o melhor local para a cerimônia, com acesso ao público, imprensa e atletas não fosse um estádio? Na real, são funções distintas sim.

Amanheceu chovendo em média intensidade, conforme a previsão do tempo. Isso me incomoda. Muito.
Tivemos alguma dificuldade para achar um taxi, mas rolou. Ele nos levou à Central do Brasil, e de lá fomos de trem. Pegamos a linha local, por má indicação intencional do pessoal de informações. Fazem isso para separar o público que vai a Deodoro do que vai ao Engenhão. Ocorre que pode-se perfeitamente pegar o trem para Deodoro que passa e para na estação do Engenhão. Sacanagem desnecessária.
Uma vez lá, ainda chovendo, entramos sem incidentes no estádio. Que é lindo, devo dizer. E entrar em um estádio olímpico é fenomenal, é fazer parte de algo grandioso, é testemunhar o Atletismo, o mais importante dos esportes acontecer. E aconteceu.
Vimos apenas uma final: 10.000m femininos. E a moçoila quebrou o recorde mundial por "apenas" 14 segundos. Vimos classificatórias de 100m com barreiras, de lançamento de disco masculino, de 800m masculino e parte do heptatlo. Aqui tivemos algo curioso: tínhamos ótima visão do salto em altura, e descobrimos que as provas possuem seus recordes internos, que são registrados sim. E 3 atletas bateram o recorde olímpico do salto em altura em heptatlo, sendo que 2 aproveitaram para bater o recorde mundial em seguida. Divertidíssimo. A única "pena" foi, na verdade, a falta de surpresa. Era como eu esperava que fosse, apenas. Mas valeu sim.

De lá, fomos para o Sambódromo para as finais do tiro com arco. Quartas-de-final, semi-finais, bronze e ouro. Perdemos os 2 primeiros combates por erro no nosso planejamento. Mas vimos os outros 6. Excelente, em especial a segunda semi-final. Ouro ficou para a Coréia.

Seguimos pelo centro, jantando na Cinelândia. De lá, conhecemos o Boulevard Olímpico e testemunhamos a Pira Olímpica. 
Best 
Pira Olímpica
Ever. 
Voltamos para Santa Teresa. Eu precisava dormir. 
Markus precisava ir embora.

"Precisar" é o verbo, não "querer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário