segunda-feira, 23 de março de 2015

Criando Dissidências

Em 1440 (575 anos atrás), um certo alemão natural de Mainz e com forte propensão a se meter em encrencas financeiras finalmente inventou algo que funcionava. Com acionamento manual, a máquina que criara fazia várias copias seguidas de um mesmo mesmo texto, uma a uma. Em vez de ocuparmos um ser humano escrevendo manualmente linha por linha, a tal imprensa fazia isso de modo veloz, permitindo uma massificação da produção muito antes do conceito de massificação sequer existir. Esperto, optou por inicialmente vender Bíblias para igrejas e nobres, de modo a tornar sua invenção o mais inofensiva possível. 
Deu certo.


Mas ele também teve tempo para fazer livros de outros assuntos. De certo modo, ele é o maior responsável pela futura derrocada da Igreja Católica na medida em que facilitou demais o acesso ao conhecimento científico. E nada é mais nocivo à Religião que o Conhecimento. Mas não era esse meu foco.
Lendo um texto hoje, dei-me conta de um problema quando da invenção da imprensa. A popularização do conhecimento era, na verdade, algo longe de ser realmente popular (não no sentido de ser agradável, mas de ser acessível). Se então estariam disponíveis livros de variados assuntos que antes eram restritos por dificuldades puramente técnicas, isso não ultrapassava a barreira da alfabetização. Para a maior parte da população, que era analfabeta, a invenção da imprensa não significou absolutamente nada. Nunca tinha me dado conta disso, por mais óbvio que seja.
Com isso, o abismo intelectual entre ricos e pobre cresceu vertiginosamente no anos seguintes. Essa não era, em momento algum, a intenção de Gutemberg, mas foi o que de fato se deu no primeiro momento.
Se fosse inventado hoje algum tipo de aparelho que permitisse enorme e barato acesso a conhecimento, mas que por razões técnicas quaisquer seria acessível a apenas uma parcela da população, você acha que os "pensadores" de esquerda deixariam isso existir numa boa ou chamariam esse aparelho de opressor das massas? Será que eles não chamariam isso de manipulador? De golpista?
Hein?

Nenhum comentário:

Postar um comentário