sexta-feira, 20 de março de 2015

E agora, Fernando ?

Já faz tempo que critico a implantação das ciclovias em São Paulo pelo prefeito Fernando "Suvinil" Haddad. Não estou sozinho nisso: vejo postagens quase diárias sobre o tema. Apenas os cicloativistas conseguem racionalizar a situação para fabricar explicações das mais toscas. 
Mas agora engrossou para ele: o Ministério Público mandou parar a festa. Segue link
Não posar de eterno apoiador do MP, nem fazer juras de amor. Já o vi fazendo enormes besteiras. As piores foram no tocante às torcidas uniformizadas, mas eu poderia achar outros.
O que me chama a atenção, no entanto, são alguns termos usados na matéria. "nenhum estudo de impacto viário foi apresentado aos promotores de justiça, mas as ciclofaixas e as ciclovias de caráter permanente continuam a ser implantadas". Isso embasou o pedido de paralisação das obras, que acabou acatado pelo Tribunal de Justiça.


Vamos aos detalhes, porque é onde fica o diabo. A matéria é clara, mas vamos salientar que os tais estudos não foram apresentados aos promotores de justiça. Não significa, portanto, que os estudos não existem. Também ficou de fora da decisão a obra em curso na Av. Paulista, a única que, claramente, tem alguma coisa parecida com um projeto envolvido.
Veja, amigo leitor, não estou dizendo que o programa de implantação de ciclovias em São Paulo foi feito às pressas e sem qualquer planejamento mas...
Não, péra. Que diabos, eu estou dizendo isso sim. As coisas que estamos tendo que tolerar são pra lá de inadimissíveis. Ciclovias que ligam o nada a coisa alguma, vazias e mal feitas. Buracos pintados, desníveis perigosos, calçadas totalmente destinadas às bicicletas, e o famoso caso da ciclofaixa em frente uma escola. 


Aqui, os carros param na única pista que sobrou para o desembarque de alunos (faixa azul), para depois atravessarem a ciclofaixa (vermelha e branca). Além da rua ficar parecendo a bandeira na Malásia (ok, pode ser EUA ou Libéria também), nota-se que não sobrou uma pista à esquerda para ultrapassagem dos carros e o evidente perigo de crianças pouco inteligentes acabarem atropeladas por ciclistas pouco inteligentes. Burrice aguda.
Vejam as fotos aqui ou em qualquer outro lugar. 


O que me espanta a esta altura não é a cegueira do prefeito. A gente já sabe o partido dele, já sabe que não adianta esperar muita coisa inteligente vindo dali. De certo modo, entendo o que os cicloativistas estão fazendo: é uma defesa cega e ferrenha das ciclofaixas, muito menos pelo "trabalho" do prefeito, mas mais para estabelecerem o contraponto ao transporte motorizado. Discordo deles, mas entendo enquanto não agem como ciclofacistas.
O que me espanta de fato são os bobos, que nem ciclistas são, e que ficam procurando, obviamente sem achar, razões que justifiquem o que está sendo feito. E como não acham, apelam para todo tipo de falácia disponível (falarei de falácias no próximo post), praticando toda sorte de crimes conta a lógica.
Em tempos de tanta agitação virtual, e até protestos de rua, só peço ao leitor que não seja teimoso e reconheça os erros da atual prefeitura. Do meu lado, mesmo sendo opositor, prometo reconhecer os acertos. 
Pode ser assim ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário