quinta-feira, 19 de maio de 2022

Egito - Dia 06 - Karnak e Templo de Luxor

Já deu pra ver pelo título, né ?

A descrição básica é a mesma, mas dois locais diferentes, separados por não mais do que 3km. Tanto Karnak quanto o Templo de Luxor são complexos de templos construídos ao longo de séculos e fazendo referências a diversos deuses e faraós. Ambos foram construídos de dentro para fora (difícil seria o oposto), então à medida em que vamos caminhando para dentro, as construções vão ficando mais antigas.

Ambos possuem construções dedicadas a variados deuses (Hórus, Isis, Osiris, Mut.. a turma toda). Ambos possuem marcações dos faraós que construíram ou expandiram alguma estrutura. Ambos narram os faraós como caras incríveis, que venceram batalhas e faziam oferendas magistrais aos deuses. 

Ambos sofreram com a passagem do tempo. Possuem estruturas colapsadas e uma quantidade absurda de blocos de pedra (entre 3 e 4 milhões em cada local) estão sendo estudadas para remontagem gradual. É o maior Lego do mundo, sem a caixa de instruções...

Então qual é a diferença?

Na descrição, realmente nenhuma. Mas são construções diferentes e visitamos as duas.

Karnak me pareceu mais amplo, aberto. Há um certo destaque para os obeliscos, o maior deles da faraó Hatshepsut, que fez questão que fosse o maior de todos. Imagino o que Freud teria a dizer sobre isso.





fotos: Karnak, Luxor, Egito, 2022

Luxor foi visitado ao final da tarde, início da noite. Isso tornou a experiência muito melhor, pela temperatura mais amena e possibilidade de ver o local com dois tipos de iluminação. Sem dúvida, uma opção que deveria ser analisada para outros locais. 

Luxor é mais compacto e me pareceu mais detalhadamente decorado. Pode ser impressão causada pela luz ou pelas melhores condições climáticas. 





fotos: Karnak, Luxor, Egito, 2022

Conclusão... Karnak ou Templo de Luxor ?

Sim !


Nenhum comentário:

Postar um comentário