sexta-feira, 20 de maio de 2022

Egito - Dia 07 - Vale dos Nobres e Ramesseum

O dia começa com um passeio que tem mais nome do que resultado: Colosso de Memnon. Apesar do nome pomposo, são duas estátuas razoavelmente danificadas, instaladas lado a lado. Já tinha visto maiores e melhores sem a alcunha de "colosso". Devo anotar aqui que, não mais do que 500m depois há um sítio arqueológico em estudos. Estima-se cerca de 24 estátuas similares em processo de remontagem. Dentro de 3 a 5 anos, esse local estará bem mais interessante. 

Seguimos então para o Vale dos Nobres, visitar o que fosse possível por lá. E havia bastante coisa interessante. Das 3 tumbas previstas, visitamos as seguintes 4:

Rekhmire (TT 100). Vizir e governador de Tebas, nos reinados de Thutmose III e Amenhotep II. Cenas da vida cotidiana de um nobre (não de cidadão comum) percorrem toda a tumba. As cores estão primorosamente preservadas. Observem a girafa na primeira imagem abaixo.


Fotos: Tumba de Rekhmire, Vale dos Nobres, Luxor, Egito, 2022.

Sennefer (TT-96). Governador de Tebas no reinado de Amenhotep II. A tumba tem um grau de conservação absurdo. O teto, com variados padrões de decoração, parecia ter sido pintado na semana anterior. No fundo, uma sala maior com 4 colunas mostram cenas religiosas diversas. Um encanto de lugar, realmente surpreendente.


Fotos: Tumba de Sennefer, Vale dos Nobres, Luxor, Egito, 2022.

Menna (TT-69). Outra bela mesclagem de imagens da vida cotidiana e da vida religiosa em um só lugar. Novamente, cores muito bem preservadas.

Foto: Tumba de Menna, Vale dos Nobres, Luxor, Egito, 2022.

Amenemopet (TT-41). O estilo desta tumba era diferente. As pinturas deram lugar a gravuras em baixo relevo, mostrando boa condição financeira de quem foi ali sepultado. No caso, era o filho de um nobre e juiz local. 

Foto: Tumba de Amenemopet, Vale dos Nobres, Luxor, Egito, 2022.

Estão curtindo? Calma, que mal passamos das 10h da manhã...

Rammesseum foi uma das muitas obras de Ramsés II. Convenhamos, o cara ficou no poder por 67 anos (alguns dizem que foram "apenas" 61), então houve tempo de sobra para esse tipo de construção. Segundo estudiosos, o projeto deveria ser um mausoléu, mas acabou não sendo utilizado para essa finalidade.

O templo tem uma estátua quebrada de Ramsés II e toda sorte de colunas e paredes decoradas. A inescapável batalha de Kadesh está ricamente representada. A parte superior do corredor apresenta uma estranha conformação que a torna incrivelmente mais fresca que o entorno, pela conformação de paredes que traz ali um vento refrescante. 


Fotos: Ramesseum, Luxor, Egito, 2022.

Calma, amigo leitor. Ainda tem mais um passeio.

O Templo de Habu é principalmente um templo de Ramsés III. Com mais de 150m de comprimento, todo seu interior é decorado com cenas históricas e religiosas. As inscrições em baixo relevo foram pensadas para serem vistas de longe. Quanto mais elevadas, maior suas profundidades, podendo chegar a 20cm para permitir melhor contraste com a luz. 

Templos menores de Horemheb e Ay ainda complementam o local. 



Fotos: Templo de Habu, Luxor, Egito, 2022.

Almoça, descansa um pouco, e ainda tem coisa para fazer. 

O Show de Som e Luzes em Karnak, assim como o anterior em Gizé, não é grande coisa em si. Chega a ser desorganizado em sua entrada, pois o público vai sendo conduzido por um caminho principal e parando em alguns pontos pré-determinados. Ninguém sabe exatamente para onde olhar e o som não é claro para entendermos a narração.

Ao chegarmos à arquibancada, próxima ao lago, melhora um pouco. Temos boas imagens e outro resumão da história antiga local.


Fotos: Show de Som e Luzes em Karnak, Luxor, Egito, 2022.

Perdoem o post longo, mas foi um dia bem cheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário