sexta-feira, 12 de julho de 2013

$indicalistas

O truque de substituir o "s" pelo "$" pra indicar envolvimento financeiro de alguém é antigo. Até onde minha pesquisa chegou, o primeiro uso da técnica teria sido em 1872, quando o governador californiano Leland Stanford teria sido chamado de £eland $tanford por Ambrose Bierce. A referência era a ganância, a falta de escrúpulos, a total visão de que o dinheiro estaria acima de tudo.
Passados mais de 140 anos da invenção do conceito literário, ainda precisamos usá-lo. Ontem vimos uma manifestação sindicalista com mão de obra contratada. Segue matéria da Folha sobre o caso.
Em resumo, as centrais sindicais que organizaram a baderna greve geral de ontem contratam pessoas para aumentar artificialmente a massa visível de manifestantes. Cada contratado recebeu entre R$ 50 e R$ 70 para estar no tal evento. Não é novidade e enquanto vivermos em uma repúblico sindicalista isso vai continuar acontecendo.
O que mais me entristece é existir gente que se presta a esse tipo de coisa. Se ninguém aceitasse, isso não aconteceria. Simples assim.
Antes que alguém diga que eu estou criticando o PT, a tal central UGT é ligada ao PSD. Tudo bem que é amiguinho do PT, mas é outro partido.
E ainda acham que o gigante acordou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário