segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Alemanha 1 - Dia 08: Bonn

Acordamos cedo e tocamos o pé no barco. Muita coisa para ver em um mísero sábado.
A primeira do dia foi a curiosa Dopplekirch, a Igreja Dupla. Trata-se de uma igreja de dois andares que separava catolicamente os ricos nobres no andar de cima e gente diferenciada no andar de baixo. As fotos tentam mostrar em 2D o efeito 3D obtido. O passeio teve a curiosidade de ter sido feito às pressas e apenas com base na boa vontade da curadora, pois um casamento iria acontecer lá. Enquanto saímos, vimos chegar alguns convidados e até um dos padrinhos. Gratidão a ela.

(foto: Dopplekirche, andar inferior)

(foto: Dopplekirche, andar superior)

Como aperitivo de um grande passeio em Munique, visitamos a filial Deutsches Museum Bonn do irmão grande de lá. O museu mostra as princiais inovações tecnológicas a Alemanha pós-guerra. Há uma parte dedicada a Wolfgang Paul, não sem motivo pelo que pudemos ver.

(foto: metade de um acelerador de partículas construido por Wolfgang Paul)

(foto: prêmio Nobel de Física de 1989, recebido por  Wolfgang Paul)

Sim, foi a primeira vez que vi um Prêmio Nobel e tenho profunda admiração por cada um e todos os vencedores.
O Museum Koenig, de História Natural, é bacana. Vale a visita, e olha que foi o pior do dia. Tem partes com anfíbios e répteis vivos, além de sistemas ecológico inteiros representados.

(foto: dente de sabre)

Gratíssima surpresa foi o Haus der Geschichte der Bundesrepublik Deutschland, museu da história da Alemanha pós-guerra. Não foi possível vê-lo inteiro mas, já me adiantando, terminamos ele no dia 09, então vai um relato completo.
O museu passa todas as fases da história recente, com muitas fotos, videos e peças preservadas. Explica um monte de coisas que eu nem fazia ideia, como o surgimento do movimento ecológico e suas ligações não tão simples com o pacifismo, a competição econômica entre as duas Alemanhas, a evolução da qualidade de vida, casos relacionados ao Muro de Berlin, tentativas anteriores de unificação e coisas assim. Um destaque curioso foi para a última sala, onde um mapa mostra a distribuição da Volkwagen pelo mundo, sendo decorado com um supertrunfo brasileiro e em português.  Ainda não carreguei as fotos no notebook, mas tenho provas aqui sim.
(foto: latas e caixas de mantimentos enviados para alemães famintos)

Embora o guia informasse que o museu fechava às 19h, fomos expulsos às 18h. A turma de Bonn não gosta de trabalhar.
E assim terminou amavelmente um excelente dia de passeios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário