segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Alemanha 1 - Dia 14: Saarbrunchen

Na cidade de Trier, fizemos um circuito básico e ágil. Ao lado do Centro de Informações Turísticas já estava o primeiro ponto, a Porta Nigra. Trata-se de uma construção romana que serviu a vários propósito, inclusive igreja, ao longo dos tempos. Originalmente, no entanto, era uma passagem de entrada para a cidade, com um tenebroso cercado para capturar inimigos. 

(foto: Porta Nigra)

De lá, fomos para o Rheinishes Landmuseum, e sua deliciosa coleção de objetos romanos. Destaque para os maravilhosos mosaicos, em excelente estado de conservação. A vidraçaria preservada também tira o fôlego.

(foto: mosaico)

Imperial Baths foi a parada seguinte: uma obra mastodôntica iniciada quando a cidade foi elevada a capital da região, mas nunca terminada. Era para ser uma casa de banho a altura do seu governador, mas os ventos sopraram para outro lado 3 décadas depois e a obra foi reaproveitada de diversas maneiras sem jamais ter aquecido uma gota de água sequer. 

(foto: subterrâneos das Imperial Baths)

(em algum ponto desse dia ainda passamos em uma catedral, mas enfim...)
A última parada do dia em Trier foi o Anfiteatro.  Eu nunca estivera em um, e não tem com o não pensar no padrão FIFA nestas horas...

(foto: visão superior do Anfiteatro)

Depois pegamos estrada para uma das coisas mais bizarras que já vi na minha vida. Völklinger Hütte. É um lugar que, longe de ser único no mundo, traz uma experiência quase indescritível. Trata-se de uma gigantesca siderúrgica fundada em 1881 e fechada em 1986. Desde então, todo o equipamento foi abandonado e vai se decompondo com o tempo. Alguns setores tem variados graus de vegetação (natural ou plantada) que iniciam um processo de retomada, bem ao estilo de filmes pós-apocalípticos. Caldeiras, fornos, tubulações, carrinhos de carga, linhas de trem, silos de estoque... está tudo lá com seu típico cheio de óleo queimado e sofrimento físico, tamanho o calor, mau cheiro e partículas suspensas no ar que o lugar tinha. São 7km de corredores a serem explorados pelos curioso visitante, e não eram tão poucos assim. Chega-se a 90m de altura, com ótima visão da fábrica. 

(foto: Völkinger Hütte)

Tão interessante quanto o passeio é a curiosa falta de informações sobre ele na internet. Os verbetes na wikipedia são incrivelmente curtos e incompletos. 
Que dia, viu ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário