quinta-feira, 14 de março de 2019

Portugal 1 - Dia 15 - Porto 1

Já estávamos no Porto há alguns dias, mas sem ter visitado propriamente a cidade. Este seria o primeiro dia. E foi um dia eclesiástico.
Começamos pela lindíssima Estação São Bento do metrô (pronuncia-se "métro") e trem. Sim, é o mesmo nome da estação onde passo para ir trabalhar todos os dias. Ela é forrada de, esperem por essa, azulejos. Mas ficou uma obra excelente. De bizarro, um sujeito tentou me vender, de uma vez só, maconha, haxixe e um rolex. Não imaginei que eu tivesse cara de comprador dessas coisas...

foto: Estação São Bento, Porto, Portugal, 2019

De lá, um passeio escolhido pela Luciana, a tal Casa Escondida. É um espaço de 2m de largura, 8 de profundidade e 4 andares entre duas igrejas onde há uma casa. Sim, uma casa, com quarto, sala, cozinha e banheiro. Uma bizarrice arquitetônica onde chegaram a morar 13 pessoas. Fotos não permitidas.
Dado que essa casa ficava entre dias igrejas, visitamos cada uma delas: Igreja do Carmo e Igreja dos Carmelitas Descalços. Dado que eram barrocas, desculpem dizer, foi mais do mesmo.
foto: Igreja do Carmo, Porto, Portugal, 2019


foto: Igreja dos Carmelitas Descalços, Porto, Portugal, 2019

De lá caminhamos de volta pelo centro até a Catedral da Sé de Porto. Diferente, ela mistura uma série de períodos distintos. A foto a seguir tenta mostrar isso:

foto: Catedral da Sé do Porto, Porto, Portugal, 2019

Os arcos redondos rementem ao período românico, mas pode-se notar que as colunas são relativamente estreitas, o que só foi desenvolvido pela engenharia do final do período gótico. Notam-se também arcos fechados, indicando reformas e modificações. A parede do altar principal, visível em parte ao lado esquerdo da coluna, era neoclássica, mas os altares laterais são gritantemente barrocos. Chega a dar tontura.
Também visitamos o claustro e os tesouros. 

foto: Catedral da Sé do Porto, Porto, Portugal, 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário