sexta-feira, 29 de março de 2019

Uma história hipotética e uma real

Vamos contar a história fictícia de João, uma pessoa comum como eu e você, amigo leitor, meramente interessado em pedir uma pizza. Ele liga para a pizzaria e segue-se o diálogo que, eventualmente, distancia-se da realidade e do bom senso.

- Pizzaria Itália, boa noite
- Boa noite. Duas pizzas para entrega, por favor: muzzarella e calabresa.
- Perfeitamente. É o sr. João ?
- Eu mesmo.
- O local de entrega permanece o mesmo do último pedido?
- Sim.
- Ótimo. São R$ 80. Forma de pagamento?
- Cartão de crédito. 
- Sem problemas. São 30 minutos de espera.
- Excelente...
- Sr. João, uma coisa mais... O senhor tem pratos redondos?
- Curioso você ter perguntado. Não tenho.
- Não ?
- Não. Sei que quase todo mundo tem, mas eu não.
- Sr. João, infelizmente só podemos vender pizzas para pessoas que possuem pratos redondos.
- Mas que diferença isso faz pra vocês? Não posso comer a pizza nos meus pratos retangulares?
- São normas da empresa. Não vamos poder estar atendendo.
- E seu eu pedir emprestado os pratos do meu vizinho?
- Nesse caso, a pizza ficaria para ele. Não recomendamos essa prática. Boa noite.
- Espera !
- Sim ?
- Eu arrumei os pratos, são redondos. Pode mandar as pizzas.
- Será necessário apresentar os pratos para o entregador, sr. João. 
- Mas que conversa de doido é essa ?! 
- É assim mesmo.
- Eu não sou obrigado a ter pratos redondos !
- Não, claro que não. A Pizzaria Itália não está dizendo isso. Mas só podemos atender quem tiver pratos redondos. Afinal todo mundo tem pratos redondos.
- Quase todo mundo !
- De fato... o senhor não tem. Mesmo assim, não vamos estar podendo fazer nada. Boa noite, Sr. João e obrigado por preferir a Pizzaria Itália.

--x--

Conversa de doido? Empresa maluca? Vamos ao caso real então, que passei esta semana. 
Com a proximidade da estréia da temporada final de Game of Thrones, fui procurar opções de assinatura da HBO, o que poderia apresentar alguma dificuldade na medida em que não tenho TV a cabo, apenas internet em casa.
Depois de alguma busca, soube que o serviço é vendido de modo independente do cabo, o que pareceu um alívio, mas com um limitante: eu não tenho como acessar o conteúdo em meu aparelho. Isso acontece porque aparentemente eu sou um homem das cavernas sem prato redondo: minha tv não é smart e uso um praticamente analógico Play Station 3.
É isso mesmo: se eu tivesse tv a cabo, o próprio decoder teria o aplicativo para acessar o conteúdo. Sem o decoder, mas com uma tv smart, seria possível instalar o aplicativo na própria tv. Sem o decoder e sem a tv smart, mas com um Play Station 4 aparentemente seria possível usar o aplicativo pelo console. 
E o triste disso tudo é que a porcaria do aplicativo existia para Play Station 3 até janeiro deste ano, mas ele simplesmente foi removido e não está mais disponível !
Sim, é um cenário de gente doida: eu quero assinar o pacote mas aparentemente não consigo. 
Não testei ainda a tese de acesso via notebook, o que já representa incômodo. Mas, sinceramente, se for para ter que plugar meu note na tv a cada episódio, então não preciso me dar ao trabalho de pagar o acesso e posso encontrar esse conteúdo, digamos assim, por aí...

Se liga, HBO ! Foi burrice aguda tirar o aplicativo do PS3, ok ?

Um comentário:

  1. Sabe que provavelmente quem tirou o aplicativo da HBO da loja online do PS3 foi a Sony né? "Para garantir a melhor experiência para o usuário, retiramos a possibilidade dele utilizar um aplicativo numa plataforma que pode não ser a mais adequada a ele", o que significa "Quero te forçar a trocar seu PS3 por um PS4". A Apple faz isso sempre, especialmente com o iPhone.

    ResponderExcluir