sexta-feira, 20 de junho de 2014

Copa 24: Costa Rica 1 x 0 Itália

Ou "Quando a piada fica repetida"...
O que dizer de um time que não apresenta um esquema diferenciado, ou jogadores particularmente habilidosos, ou de empenho acima do esperado mas que, apenas, vence os grandes do futebol? Pois é o que vemos na Costa Rica.
O time centro-americano dominou o início e o final do primeiro tempo, dando espaço aos italianos na parte do meio. Assim também se distribuíram as melhores chances de gol. Em termos de posse de bola, foi um primeiro tempo igual. Em termos de chances, não: logo antes do gol, um penalti não foi marcado a favor da Costa Rica. E o jogo vira 1 x 0, com ajuda do árbitro.
O segundo tempo viu a Itália mudar o time e ver um Balotelli irritado, como costuma acontecer quando as coisas não vão bem. Levou até o primeiro cartão amarelo do jogo. No entanto, o domínio italiano não gerava chances efetivas de gol. Nada de chances agudas, a meu ver.
O final do jogo, ainda com a pressão azurra, me fez pensar. O empate cancelaria a classificação antecipada da Costa Rica, mas não classificaria os italianos. Mais que isso, a situação italiana permaneceria a mesma: "basta" empatar com o Uruguai. A diferença potencial seria apenas alguma chance de sair em primeiro de grupo, pela combinação de resultados. Por outro lado, expunha-se a tomar o segundo gol e caso isso acontecesse, a vantagem do empate seria revertida para a celeste. Honestamente, eu esfriaria o time e cuidaria para evitar isso. Mas é quando vemos o orgulho entrar em campo, pois uma Itália jamais poderia se contentar "em perder só de um gol" da Costa Rica.
Nada mais ocorreu, o jogo acabou 1x0, os ingleses estão eliminados e a Costa Rica classificada. Os deuses do futebol estão bêbados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário