quarta-feira, 11 de junho de 2014

O Gigante Acordou

Desde meu último texto, aqui, tivemos 4 corridas. Até as 10 primeiras a equipe de Rick Hendrick havia conseguido apenas uma vitória, na prova de abertura em Daytona, nenhuma pole, e liderado maior número de voltas por 4 vezes. Em pontos, a situação não era ruim, pois Johnson e Gordon estavam bem situados na tabela, sem mencionar Earnhardt com sua vitória. Mas percebia-se que o time tinha dificuldades de transformar a regularidade em vitórias. 
Tudo mudou. O gigante Hendricks Motorsports acordou e venceu as últimas 4 corridas, fazendo uma pole e liderando o maior número de voltas duas vezes. No Kansas, Jeff Gordon deu o troco ao que lhe havia acontecido 2 provas antes em Richmond e roubou a vitória de Kevin Harvick. que dominara a corrida. Depois da festiva prova do all-star race, a corrida mais longa do ano em Charlotte teve pole, voltas lideradas e vitória do hexacampeão Jimmie Johnson. Johnson aproveitou o bom momento e já venceu a prova seguinte, em Dover, garantindo-se matematicamente no Chase
Entre as duas vitórias, Johnson deu uma entrevista a Michael Waltrip na Foxsports americana, quando explicou que o time perdeu o primeiro dos treinos coletivos do ano passado visando a temporada de 2013 e, em suma, começou o campeonato atrás. Mas seu crew chief Chad Knaus lhe prometera um carro vencedor até o final de maio. Johnson venceu pela primeira vez dia 25 de maio.
Esta semana foi Dale Earnhardt Jr. quem voltou a vencer e garantir sua vaga no Chase, ao lado dos outros bivencedores Johnson, Hamlin e Logano. A vitória veio em um combinado de estratégia arriscada que deu certo, competência para não estar envolvido nos incidentes de corrida e sorte ao ver o adversário direto na prova Brad Keselowski coletar um pedaço de lixo na parte da frente do carro e não conseguir remover como pretendia (no vácuo de Danica Patrick). A prova foi marcada pelo bom desempenho de Keselowski, que chegou em segundo tendo liderado mais voltas e por um momento especial da SHR (Stweart Haas Racing) que chegou a ter as 3 primeiras posições na pista. Lembremos a todos que Gene Haas teve sua solicitação de entrada na Fórmula 1 para 2015 aprovada pela FIA, embora a transmissão global nem cite isso.
Gordon retomou a liderança em pontos e apenas um combinado de 3 cataclismas o tiraria do Chase. Kenseth teve um final de semana ruim, mas ainda está tranquilo, embora sem vitórias. 
Para as 12 provas que faltam na fase de classificação, ainda podemos ter 7 ou mais novos vencedores, estourando a cota de 16. Atualizando minha lista, aposto em vitórias de Kenseth, Stewart (que vem melhorando de rendimento) e Kahne (mais pelo time do que por ele mesmo), o que totalizaria 13 vencedores. No segundo grupo, ficam McMurray, Larson (gosto desse menino !), Newmann, Bifle e Bower como pilotos cujas vitórias não seriam surpresa. Se tudo isso acontecer, chegado a 18 vencedores, as batatas de Kurt Busch e do próprio Kahne estariam assando.
Esta semana: Michigan. Se não me engano, pista que pertence a Roger Penske. Mas dou uma parada em função da Copa do Mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário