sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Hawaii - Hawaii - Dia 13: Papakolea e Two Step

Eu já tinha visto montes delas em bege. Algumas mais escuras, é verdade. Cheguei a ver brancas, poucas. Aqui no Havaí, pretas não são raras, e já vimos 3. Mas praia verde é para parar tudo e repensar algumas coisas.
Sim, verde. Tanto que pintei a palavra. 
Verde. Papakolea.


Sacou ?
Acordamos no horário de sempre, matamos os insetos de sempre, tomamos o café da manhã de sempre e seguimos para a estrada. Os trechos longos de viagem são até Kona. Qualquer coisa fora isso leva menos de 90 minutos e não assusta nenhum paulistano. O problema é que, uma vez lá, precisamos parar o carro e optar por uma trilha de 3 milhas ou pagar por uma carona em um veículo 4x4. 
Dizem que a estrada é um inferno: a dica que tínhamos do Eric (o guia o passeio do dia anterior) era pagar 20 obamas por pessoa por trecho. Chegamos a considerar ir a pé e voltar de carro. Mas uma vez lá, eram apenas 15, ida e volta. Topamos, indo em um tipo de porta-malas de um carro enorme (eram 10 passageiros). De fato, a estrada é um inferno mesmo. Esburacada, curva, subidas e descidas. Parece a Eliseo de Almeida...
Mas chegando lá, um paraíso na terra. A água arrebenta bastante, mas se você passar a arrebentação, consegue fazer um snorkeling relaxante. Sim, tínhamos levado os equipamentos. Curtimos a praia por cerca de 1h (estimativa, eu não me dei mesmo ao trabalho de olhar o relógio). Voltamos para o carro e seguimos de volta. Curiosamente, na volta, vimos duas colegas eslovenas do passeio da véspera, ainda indo a pé para a praia. Vantagens de ter carro e alguma grana para gastar...
Conversei com o tio sobre onde arrumar pedras verdes e ele me ofertou um pacote. Disse, pelo que entendi, que eu poderia pagar o que achasse justo. Paguei 50 obamas pelo traslado e pedra. Ele pareceu feliz. E eu tinha acordado achando que ia gastar 80 só no translado.
De volta à estrada, fomos a Two Step. É uma praia ruim de achar, já no lado oeste da ilha, ao sul de Kona. Tem esse nome porque o acesso à água tem um par de degraus bem práticos. 
Paramos o carro, fizemos um acampamento nas pedras e fomos para o snorkeling novamente. Finalmente entendi do que se trata o snorkeling. Muitos corais, peixes butterfly, enguias e wassles. Tudo fica a até 3m de profundidade, e com a água que parece uma piscina infantil de tão calma, o limitante é a capacidade de manter a máscara sem embaçar. Pode-se ficar 15 ou 20 minutos ali sem problemas. Fiz 3 ciclos. 
Almojantamos outras porções de poke. Gosto cada vez mais disso...
Cansados, passamos ainda em uma loja de mergulho, para compras. Belo pacote, devo dizer...Dormimos felizes, preocupados com os bugs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário