segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Timinho

O Patriots bateram os Seahawks ontem, por 28 a 24, em um excelente Superbowl. Bem melhor do que o do ano passado, quando jogo mesmo não teve.


Não sei se tem muito valor comentar como foi o jogo. O amigo leitor que não viu o jogo, provavelmente não curte o esporte. E o que curte mesmo, bem, já viu tudo ontem/hoje mesmo.
Acho significativo os Seahawks perderem por duas razões.
Do ponto de vista do evento, a torcida dos Seahawks é, de longe, a mais chata da NFL. Arrogantes, presunçosos, folgados, pentelhos, donos da verdade... fica difícil completar a lista. Venceu um único Superbowl, em 2014, e só conseguiu isso quando tudo na temporada conspirou a favor (incluindo uma mãozinha da arbitragem na final da Conferência Nacional). Lembra até um time sulamericano alvi-negro que recentemente ganhou seu estádio do governo...
Esportivamente, é ainda mais importante porém. O time do Seahawks é terrivelmente limitado a uma só jogada: entrega a bola para o Marshall Lynch que, correndo de trás, ganha 3 jardas. Ponto. E não é por falta de quarterback não: Russel Wilson é um excelente jogador, com ótima visão de jogo e passes precisos. Mas o time simplesmente não pode prescindir da jogada corrida com camisa 25 de cabelos rastafari (ou algo assim). 
Lynch, devo dizer, é o melhor runningback que acompanhei. Mas ele também acha isso, e é um sujeito prepotente no último volume. Inconveniente, falastrão, verbalmente agressivo, é a cara da torcida que o apoia. 
Pensando bem, é triste que esse timinho tenha chegado a outro Superbowl. Uma das grandes belezas do jogo é a capacidade de variação de jogadas, coisa que o time de Seatle, se tem, absolutamente não mostra. Pelo menos perdeu, e que se renove agora.
A derrota veio de modo emocionante, e curioso. Com a bola carregada da linha de 4 para 1 jarda justamente por Lynch, bastava a Wilson fazer o óbvio. Por mais que a defesa dos Patriots soubesse isso, como parar o avanço forte dele? O cara sempre consegue 3 jardas e só precisava de 1 em duas tentativas. Era touchdown, simples assim, a menos de um minuto do final. No entanto, Wilson passou, e teve sua única interceptação do jogo. Wilson, repito, é ótimo jogador. Mas o lance mostrou que o time não sabe fazer outra coisa.
Duas jogadas depois, quando o time de New England apenas confirmaria o final do jogo, uma troca de empurrões mostrou a falta de envergadura moral dos ex-campões. Irvin acabou expulso, coisa que eu nunca tinha visto em jogo algum de Futebol Americano. E todo mundo sabe que não é um jogo de sutilezas. 
Faltam agora 220 dias para a próxima temporada. 
Go 49ers ! O Superbowl 50 é no nosso estádio. Sejamos os primeiros a vencer em casa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário