sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Sobre Babacas

Finalizando com atraso um assunto que comecei aqui, seguem as conclusões a que cheguei sobre como não ser babaca. A questão central é que não se trata de um manual de regras, mas de procedimentos. Não, não são a mesma coisa, por milhas.
Basicamente, o problema é muito mais complicado para brasileiros do que para americanos (de onde veio o assunto inicialmente). Se o amigo leitor tiver um amigo americano, perca alguns minutos folheando as publicações dele, e você notará as seguintes diferenças significativas:
- postagens muito menos frequentes
- espectro de assunto muito mais fechado, possivelmente monotemático
- profundidade / utilidade maior em cada postagem
Isso é crítico para entender o ponto central: os americanos têm uma visão mais centrada de seus perfis de facebook. Alguns só usam para atividades profissionais, outros para temas sociais, outros para assuntos culturais. Mas rara é a mistura. Já os brasileiros são multifacetados: postam sobre o trabalho, cinema, família, futebol, política e religião. E, claro, gatinhos.
Isso é um reflexo das diferenças de nossas sociedades: um americano é cobrado a ser incrivelmente bom em um assunto, e apenas nesse assunto. Um advogado americano pode ser incapaz de usar um pendrive e precisar usar taxi por não saber dirigir se for um advogado vencedor de causas. Um ativista dos direitos humanos pode estar endividado até o pescoço e com a saúde em frangalhos, desde que consiga vitórias para sua causa. É sempre assim. 
Daí, o perfil deles no facebook refletirá apenas aquilo que ele é bom, independente de gostar de outras coisas. No exemplo do advogado, esperam-se posts sobre causa e pareces jurídicos. No caso do ativista, protestos e conquistas realizadas. Para nenhum dos dois fotos de gatinhos são boa coisa. As fotos de gatinhos são válidas para o dono da petshop ou para o ativista de resgate de animais. Mas estes só podem ter as fotos de gatinhos, nada de nerdices, política ou whatever.
Não são melhores nem piores que nós. Diferentes.

Então, o amigo leitor que pretende ser visível a olhos americanos precisa abdicar do que não for pertinente aos olhos que pretende agradar. Não se ofenda: se você quer brincar no play deles, siga as regras deles, oras.
Do nosso lado, isso acontece em menor intensidade, mas acontece. Já temos por aqui o fenômeno hater, embora em menor escala (a meu ver). Isso obriga cada um de nós a filtrar o que é postado em nossas timelines, primeiramente por nós mesmo, e em seguida por terceiros.
Siga, então, o seguinte roteiro:
- defina claramente para quem é seu perfil
- pense o que agrada e o que desagrada o público alvo de seu perfil.
- direcione as postagens para esse público alvo, filtrando o que desagrada.
- inspecione periodicamente o que for postado por terceiros.
- como brasileiro é mimizento até a medula, não adianta pedir para não postar determinado assunto: comece apagando e, se não der certo, feche a timeline.

No fim, algumas linhas práticas do que não fazer:
- evite postar demais: vai parecer desocupado (mesmo que seja mesmo um)
- evite correntes, informações falsas e exageros
- ninguém está interessado em 208 fotos da sua última viagem. O face pode ser um bom repositório na nuvem, mas não espere que os outros vejam: use álbuns privados
- ninguém está interessado nas fotos do seu bebê recém-nascido. Nem no seu gato.
- já sabemos em quem você votou na última eleição desde... a última eleição. Get over it.
- tem certeza de que este post sobre seu trabalho é uma boa ideia ? Na dúvida, não é.
E do que faz:
- Sim, as pessoas gostam de informações sobre cultura em geral. Divulgue uma vez um bom filme/livro/série/programa que tenha gostado.
- Sim, as pessoas ficam felizes por você. Então poste uma vez sobre algo muito bom, mas depois pare.
- Sim, divulgue informações verdadeiras e importantes.
- Sempre, sempre, divulgue a fonte e agradeça a origem dos dados, informações e opiniões divulgados.

Acho que é isso.
Comentários ?

Um comentário:

  1. Bom, concordo com boa parte, mas vou comentar duas coisas:

    - ninguém está interessado em 208 fotos da sua última viagem. O face pode ser um bom repositório na nuvem, mas não espere que os outros vejam: use álbuns privados
    - ninguém está interessado nas fotos do seu bebê recém-nascido. Nem no seu gato.

    Cara, ambos contrariam uma regra pessoal minha: o facebook é seu, faça com ele o que te der na telha. E os incomodados que se mudem (conselho da minha terapeuta por sinal - quanto menos você se preocupar com quem os outros querem que você seja e mais com quem você quer ser, mais feliz você vai ser)

    - já sabemos em quem você votou na última eleição desde... a última eleição. Get over it.

    Sabe que isso se aplica tanto a em quem você votou quanto para qual partido você quer que saia do governo/seja destruído não? Troque partido por time/religião/whatever e você vai entender o problema.

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