quarta-feira, 18 de maio de 2022

Egito - Dia 05 - Abydos e Dendera

Amigo leitor, a esta altura a viagem estava a todo vapor. Já estávamos acostumados com nosso guia, já tínhamos entendido o ritmo dos passeios e o calor escaldante já deixado claro que não ia nos dar trégua. Mesmo outras questões, das quais falarei em outros posts, já eram cotidianas.

Começamos por Abydos, talvez a mais antigas das capitais egípcias. Abydos teve fases de maior e menor importância ao longo da história, mas acaba sendo um local de visita obrigatória, em particular pelo templo de Seti I.

O acabamento delicado em alto-relevo encanta os olhos. Cores foram preservadas em diversas partes da decoração. Aqui, cunhei o termo "barroco egípcio", pela incapacidade deles em deixar um pedacinho de parede que seja sem atenção. Um dos destaques foi um corredor onde as duas paredes tinham nomes de todos os faraós em ordem. Como havia nomes posteriores a Seti I, sabe-se que o templo foi construído pensando-se as futuras adições de nomes. Este templo é um bom exemplo do politeísmo egípcio, com referências variadas a diversas divindades.


Fotos: Templo de Seti I, Abydos, Egito, 2022.

De lá, seguimos para Dendera. Embora o local também tenha uma basílica copta em ruínas e um templo romano, sem dúvida do Templo de Dendera, basicamente dedicado a Hator, é atração principal ali. "Basicamente", pois nenhum templo egípcio é exclusivo.

O padrão de construção começou a ficar claro para mim neste templo. É uma entrada com colunas simetricamente dispostas, seguidas de um corpo mais estreito e mais longo. Um altar principal fica no centro desse átrio, mas salas menores o cercam com aspectos particulares a serem homenageados. Se o amigo leitor já esteve em uma catedral europeia, o formato é essencialmente o mesmo. 

A decoração, não. Novamente, relevos e pinturas recobrem todas as paredes. Há um curioso zodíaco no teto do lado direito da entrada. Há também uma cripta um pouco difícil de visitar, mas bem interessante. 



Fotos: Templo de Dendera, Dendera, Egito, 2022.

O Templo de Dendera recebeu sua cota de amor cristão, com diversas imagens a até 3m de altura com rostos (ou mesmo corpos inteiros) desfigurados por formões. 

Voltamos então para o hotel, fazendo um almoço bem tardio e bem saboroso no caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário