segunda-feira, 27 de junho de 2022

Egito - Dia 13 - Museu Nacional do Egito

Apesar no nome do post, há um dia a mais em relação ao anterior. Ocorre que relatei os dois dias que passamos por Abu Simbel em um post só, e não tinha muito o que falar da viagem de avião para o Cairo, o o restante da tarde descansando um pouco...

De fato, abrimos este dia na porta do Museu Nacional do Cairo. É preciso dizer que, com a inauguração próxima do Novo Museu, o tradicional (que fica na Praça Tahir) está bem sofrido. Muita coisa já foi encaixotada e levada. Muita coisa também foi encaixotada... e ficou ali mesmo. Acaba, com isso, se tornando um passeio abaixo do potencial, embora ainda assim muito interessante:



fotos: Museu Nacional do Egito, Cairo, Egito, 2022.

O ponto alto da visita é a sala com os tesouros de Tutankhamon. O cara nem foi um faraó tão relevante assim. Mas o fato de sua tumba ter sido encontrada intacta e repleta de tesouro tornou a descoberta uma história á parte. A mística é certamente maior que o homem.

Não é permitido fotografar essa sala, e ela permanece lotada por todo o funcionamento do Museu. Mas observar a máscara de perto, a menos de meio metro de distância, é realmente emocionante. Os sarcófagos ainda estão ali, bem como uma boa quantidade de joias e ornamentos.

Aqui tivemos um percalço. O dia ficou curto demais para irmos para o Museu da Civilização Egípcia, previsto pro mesmo dia. Precisamos redirecionar para o Khan El Khalily (seja qual for a grafia que o leitor quiser adotar), um enorme "bazar" (bazar significa loja, e isso não ajuda...). 

Na realidade, é um enorme agregado de vielas, becos e passagens, ocupados por centenas (milhares ?) de lojas pequenas e médias vendendo roupas, souveniers e quinquilharias em geral. Se o amigo leitor se lembra do problema que é comprar coisas no Egito, pode entender agora o que é concentrar essa turba de línguas, cores, odores e culturas e um quarteirão grande e absolutamente compactado de gente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário