sexta-feira, 29 de julho de 2022

Egito - Dia 16 - Dashur e Memphis

Conceitualmente, amigo leitor, é um dia similar ao anterior. Trata-se do entorno (ao sul) do Cairo, um pouco mais longe apenas. Segundo nosso guia Ehab, inclusive, é possível que as necrópoles de Gizé, Sakkara e Dashur sejam uma só caso novas descobertas entre elas as "conectem".

A Pirâmide Torta, construída no reinado do faraó Snefru (Sneferu) é peculiar pela mudança de inclinação. Em algum momento da construção, notou-se que... não ia dar certo. O interior é visitável, mas conforto é um conceito que passou longe. São mais de 80 de túneis com teto baixo e inclinação. Vale muito a pena fazer o passeio. 


fotos: Pirâmide Torta, Dashur, Egito, 2022.

Pirâmide Vermelha, deve-se dizer, não é vermelha. Isso não causou a mínima surpresa, dado que eu tinha estudado bastante o assunto. Acredita-se que nela foram colocados os restos mortais do faraó Snefru (Sneferu). É a mais antiga pirâmide completa e correta, dado que estamos falando aqui do fundador da IV Dinastia e antecessor de Khofu, mais conhecido como Quéops. Como na anterior, ela também é visitável e também demanda esforço, embora menos neste caso.


fotos: Pirâmide Torta, Dashur, Egito, 2022.

Seria perfeitamente aceitável chamar isso de um dia, mas não... Somos os malucos que querem (e conseguem) espremer qualquer fração de tempo e criar novas oportunidades. Então o plano foi seguir e tocamos para Memphis, uma das antigas capitais. 

Memphis não é tão bacana de visitar ainda, pois é um trabalho arqueológico mais recente. Muita coisa ainda está sendo encontrada e catalogada. Desta forma, é mais um museu a céu aberto (sol aberto ?) do que exatamente um sítio arqueológico. O destaque é (mais) uma estátua gigantesca de Ramsés II, desta vez em posição horizontal, na única parte coberta do passeio. Pode-se ver mais de perto os detalhes assombrosamente entalhados da parte superior dela. 


fotos: Ramsés II, Memphis, Egito, 2022.





Nenhum comentário:

Postar um comentário