quinta-feira, 2 de maio de 2013

Alguns absurdos contemporâneos

Amigo leitor, bom dia. 
Descobri que vocês não gostam de ler meu blog em feriados. Não posso criticá-los, pois eu mesmo não postei nada. Então, retomemos de onde paramos, certo ?
O tema do dia é mais filosófico, mas com algum enfoque prático ainda. Venho levantar, e por que não desabafar sobre, algumas coisas que observamos em nossa sociedade neste começo de milênio que apontam nossa infantilidade enquanto seres (supostamente) sapientes. Gosto de escrever em tópicos, e algo me diz que este post terá filhotes, algo como "De quem eu não tenho pena".
  • Torneiras dosadoras
Começando o assunto por algo que já aceitamos como cotidiano, são as torneiras dosadoras nos banheiros dos estabelecimentos públicos em geral. Bares, restaurantes, supermercados, shopping center, cinemas e empresas adotaram essas torneiras que o funcionam por um certo volume de água. Já soube até de gente colocando isso em casa. Escapam apenas os locais, digamos, menores: escritórios pequenos, restaurantes de bairro. botecos.
Com tantas campanhas sobre economia e uso racional da água, será que ainda precisamos desse tipo de expediente ? Sim, precisamos. Ainda tem estúpidos incapazes de fechar a torneira depois de lavar as mãos. E o nível de burrice aguda é tal que precisamos ficar felizes pelo sujeito ter lavado as mãos...
  • Alertas em maços de cigarro
Tabagismo mata. É feio, fedido, inconveniente, desagradável, anti-social. E mata. 
Eu já falei que mata ?
Pois bem... pode parecer estranho, mas ainda tem gente que fuma no mundo. E são centenas de milhões ! Não adianta fazer campanha, explicar, mostrar e falar. Então estão tentando desenhar nas embalagens de cigarros. Sei que temos essa medido no Brasil, e imagino que em outros países também. Mas não é chocante pensar que precisamos desse tipo de explicação para milhões de burros agudos eventualmente pensarem em parar de fumar ?
  • "Se os sintomas persistirem, procure um médico"
Essa é das boas. O sujeito fica doente, mas "não é grave", como se ele fosse formado em medicina para saber se é grave ou não. Vai na farmácia e compra um remédio, que pode nem ser para o problema que ele realmente tem, na medida em que não sabe o que é. Toma por uns dias, podendo provocar sabe-se lá quantos tipos de complicações, sem falar na doença principal que permanece intocada. 
E ainda é preciso colocar um aviso nas propagandas de remédios recomenando que o paciente vá ao médico !
  • Nova lei seca
Acho que o mais assombroso absurdo dos últimos tempos é a recentemente aprovada nova Lei Seca para o trânsito, que dobrou a multa e aumento severamente as penas dos motoristas flagrados embriagados ao volante. Que fique, claro, o absurdo não é a lei, mas a necessidade da lei. Com tantos acidentes, mortes, ferimentos, tragédias, amplamente noticiados em variados meios de comunicação, ainda é preciso aprovar uma nova lei para punir ainda mais os imbecis que insistem nisso.

Gente, que fique claro que não sou contrário a nenhuma das medida. Apoio todas elas e muitas outras (tô falando que este post vai virar série...). Apavora-me é eles serem necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário