segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Um Novo Campeão

Amigo leitor, ontem foi um domingo de corridas para mim. 
Quase acostumado com o conceito de baixar os videos das corridas e ver durante a semana que foi até estranho acompanhar duas provas ao vivo: Fórmula 1 em Interlagos e Nascar em Phoenix.

  • Fórmula 1
Dobradinha da Mercedes, Rosberg à frente, Massa fez duas cagadas, mas manteve-se em 3o, Button é um pilotaço. É tudo que dá para dizer sobre a chatisse que anda a Fórmula 1.
  • Nascar
Que corrida, gente. 
Nem tanto a corrida em si, mas o que ela significava em termos de campeonato. Com as pouco previsíveis vitórias de Earnhardt e Johnson nas duas últimas provas, o decisão das 4 vagas em Phoenix trouxe contornos inesperados. O regulamento prevê que os vencedores de cada etapa se classifiquem para etapa seguinte, mas a dupla da Hendrick já estava eliminada da competição. Isso trouxe uma corrida totalmente aberta, com os 8 pilotos podendo se classificar com a vitória ou com as três vagas por pontos. 
Hamlin, Logano e o surpreendente Newmann tinham pequena vantagem em pontos. Gordon era o seguinte. Em outra prova sólida, Gordon esteve sempre entre os primeiros, enquanto Harvick dominava a pista como poucas vezes se vê na categoria, mas não nessa pista. À medida em que a prova ia transcorrendo, os pilotos se alternavam freneticamente na posição de classificados. Todos os 8, em algum momento, estiveram "dentro da bolha" como eles costumam dizer. No final, Hamlin e Logano, que chegaram a estar uma volta a trás, se recuperaram e estava sólidos na classificação. Newmann tinha problemas de acerto e ficava para trás. 
Uma bandeira amarela a 16 voltas do fim chacoalhou as posições e Newmann arriscou não trocar pneus para conseguir posição em pista. Deu certo e ele voltou com 3 posições de folga, que rapidamente perdeu na relargada para Earnhardt, Ambrose e Larson. Ainda havia Truex atrás dele, em dia muito sólido. Nerwmann manteve Truex no canto dele, e literalmente na última curva aproveitou-se de um erro de Larson para ganhar a posição que faltava.
Fica a lição para Gordon, que poderia ter sacrificado a posição na pista em um dos diversos pitstops em bandeira amarela para liderar uma volta a pontuar. O tetracampeão foi eliminado junto de Keselowski, Edwards e Kenseth
No próximo domingo a Nascar conhecerá um novo campeão entre Logano, Harvick, Hamlin e Newmann, nesta ordem de favoritismo, mas sem qualquer vantagem no regulamento. Comento amanhã sobre cada um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário