sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Ecologia Vegana

Existem veganos e existem veganos ativistas. Este post é para os ativistas.
  • Conceitos

Antes, alguns conceitos, pois a terminologia está bastante mal empregada hoje em dia. E com a estupidez endêmica que assola a sociedade, só tende a piorar.
Meu primeiro contato com a palavra vegetariano era "pessoa que não come carne bovina". Tipo assim: não é isso, entende? Vegetariano é o sujeito que não come carnes, em uma definição bastante solta e imprecisa. E ainda há variações. Então vamos a elas:
Ovolactovegetariano é o sujeito que não consome carne. 
Ovovegetariano é o sujeito que não consome carne ou laticínios, mas consome ovos.
Lactovegetariano é o sujeito que não consome carne ou ovos, mas consome laticínios.
Vegetariano semi-estrito não consome carne, ovos e laticínios, mas consome mel.
Vegetariano estrito não consome carne, ovos, laticínios nem mel.
Menção honrosa para um caso do Maurício Jabur, que contou de uma pessoa que viveria noma boa sem carne, mas não podia ficar sem bacon: baconlactovegeteriano
Já há considerações aqui: enquanto uma pessoa, digamos, comum pode comer mais ou menos sem se preocupar demais, os vegetarianos (sic) precisam planejar sua alimentação com cuidado proporcional ao, digamos, radicalismo. Não é incomum precisarem de suplementos alimentares pelo simples fato de serem vegetarianos (sic). Mas aí, cada um é cada um...
  • Causas / Motivações
O que leva uma pessoa a ser vegetariana (sic) ?
As razões são de cunho religioso, médico, cultural-ideológico (que não deixa de ser religioso), estético e econômico. De modo geral, é uma combinação variada de todos eles.
  • Vegano
O Vegano é um caso a parte, um pouco diferente: é o sujeito que não concorda com a exploração de animais pelo homem. É, portanto, muito mais complexo do que tratar apenas de alimentação pois envolve vestuário, cosméticos, lazer, medicamentos e todos os demais aspectos da vida humana. 
Etimologicamente, um vegano deveria ser, antes de mais nada, vegetariano estrito. Não sou um, nem convivo com algum para afirmar se são assim mesmo.
  • Ativismo
Até aí, ok. Todos tem o direito de fazer o que quiserem de suas vidas. Mas surge então o ativista, aquele que quer que o planeta inteiro faça o que ele está fazendo já, agora, imediatamente, neste instante ou a galáxia inteira vai explodir dolorosamente no pâncreas dos que discordarem. Ou algo assim.
Na prática, tentam convencer os carnívoros (sic aqui também, pois na verdade somos onívoros) a mudarem seus modos de viver. Para isso, começam os argumentos dos mais variados, e vou me atentar ao ecológico, título deste post (até que enfim !)

O argumento ecológico faz contas e mais contas para afirmar que o planeta não comporta 8 bilhões de carnívoros (sic). Mostra que o gado gera quantidades intoleráveis de gases de efeito estufa. Mostra que a produção de gado estaria desertificando o mundo (embora neste caso, haja estudos em contrário). 


O divertido do argumento ecológico é "se todo mundo resolver comer carne, o mundo o não aguenta. Logo, não coma carne". Já há aqui um non-sequitur interessante. O mundo já tem vegetarianos (sic) pacas, mas parte deles é assim por questões econômicas: não comem carne por serem pobres. Mas com o crescimento econômico e consequente inclusão dessa massa de gente, muitos estão incluindo a carne em suas dietas. 
Ora, não seria mais fácil convencer essas pessoas a não incluir a carne do que os carnívoros a mudarem? Por que eu tenho que deixar de comer carne uma vez que alguém no Camboja recebeu uma promoção da fábrica de ipads e agora quer um bife? Falem com eles, oras.
Mas não é essa minha sugestão. Partindo da premissa duvidosa e não comprovada de que o planeta não suporta 8 bilhões de carnívoros, minha sugestão é outra: parem de ter filhosUma política planetária rígida de 1 filho por casal reduziria a população do mundo à metade em cada geração. Em 3 gerações voltamos ao 1 bilhão e há carne suficiente para todo mundo.
Se você pensar bem, leitor, verá que há tantos outros benefícios nisso, que dá até raiva de quem achar que é piada. Mas deixo esses para outro post.

Um comentário:

  1. Bom, todos os veganos que eu conheci eram vegetarianos semi-estritos. E todos, invariavelmente, tinham problemas sérios em equilibrar a própria dieta, alguns tendo que usar diversos suplementos.

    Nem vou entrar no mérito de que um vegano realmente vegano ao meu ver tinha que comer apenas frutas que caíram da árvore ou que ele nunca deveria usar, basicamente, todos os produtos de limpeza e higiene, mas um comentário é devido ao vegano ativista:

    E todos os ativistas, em maior ou menor grau, não são assim? Quero dizer, independente dos motivos ou da qualidade (ou falta dela) dos seus argumentos, ainda são todos pessoas que, em última análise, acreditam que sabem melhor do que você o que é bom para você.

    Tive uma discussão esses dias com uma amiga a respeito. Se bobear ainda está no meu FB...

    ResponderExcluir