sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Algumas palavras

Tenho algumas passagens curtas, neste dia pré-início de férias. Tentarei ser breve em cada parte.
  • grafites e pichações
Lá nos anos 80, minha escola foi convidada a grafitar os muros da fábrica da Kopenhagen, então localizada no Itaim (onde hoje fica o complexo Kinoplex Itaim). Não lembro o que fiz, mas fiz. Alguns anos depois, os trabalhos todos da molecada estavam sujos, desgastados, apagados, estragados, pichados. A fábrica, então, pintou novamente os muros de branco. Com meus 12-13 anos, eu entendi perfeitamente que o grafite é algo efêmero, não-perene. Quem quer fazer arte permanente que use uma tela. Claramente, aos 12-13 anos com muito menos capacidade técnica ou artística, eu tinha mais maturidade e compreensão de mundo do que alguns grafiteiros de renome internacional.
Ainda nisso, não existe uma definição clara entre o que é grafite e o que é picho. Embora algumas coisas claramente se encaixem nesta ou naquela, a área... cinza... é grande. Portanto, a decisão cabe o dono/administrador do muro. Fim. O resto é mimimi.
E todo castigo para pichador é pouco.
  • Sem foro, é Moro
Quando Dilma tentou nomear Lula ministro para que ele tivesse foro privilegiado, eu gritei: "isso é obstrução de justiça".
Pois Temer acaba de fazer o mesmo com Moreira Franco. Grito novamente: "isso é obstrução de justiça".
  • Morte de Dona Marisa
Dona Marisa Letícia não foi, nunca foi, o problema. Era apenas a mulher do gangster, e fez ótimo uso da posição. Mas não foi ela quem roubou nada. Vejo agora duas ondas estranhas: uma que comemora a morte dela, e outra que critica veementemente a primeira, chamando-os de desumanos. Estranho que pareça, estou pouco mais com a segunda.
Mas não se iluda o amigo leitor: entendo que o Brasil tem uma Liga da Injustiça composta por vilões que fariam Lex Luthor entrar para o convento das carmelitas. Então já estou avisando que gritarei (sério, ao vivo) de alegria quando os seguintes crápulas morrerem:
- Lula
- Dirceu
- Genoíno
- Renan
- Cunha
- Sarney
- Maluf
- Feliciano
- Valdomiro
- Edir
Claro, a lista não se restringe a eles, longe disso. Mas é só para deixar claro que sim, vai ter festa em cada caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário