terça-feira, 29 de maio de 2012

Afastamento médico

Ouvi essa história no rádio um tempo atrás, e decidi compartilhar com vocês.

Certa vez, um homem canadense adoeceu e foi ao médico. Após ser examinado, o médico fez o diagnóstico, explicou o tratamento, fez a receita médica e lhe deu um atestado por alguns dias para que se afastasse do trabalho.
Como tinha boa saúde, esse homem recuperou-se rapidamente e retornou ao trabalho antes do final do prazo do atestado.
Dias depois, um fiscal do Ministério do Trabalho foi até o local de trabalho dele e o autuou e multou em 1.000 dólares canadenses (cerca de R$ 2.000 na cotação de hoje) por descumprimento de recomendação médica. O homem tentou alegar que estava recuperado e queria retomar suas atividades, mas o fiscal recusou a explicação pois o homem havia colocado sua saúde, sua capacidade profissional e a saúde dos colegas em risco por sua atitude intempestiva.

Eu lembro, e agora relato, esse caso e tudo o que me vem à cabeça é: estamos longe, mas tão longe desse grau de civilidade aqui no Brasil, que não dá nem para começar a medir a distância.

Um comentário:

  1. O duro é pensar que não apenas o ministério da saúde não faria isso, como também os empregadores nunca aceitariam uma decisão dessas e NENHUM empregado nesse país voltaria ao trabalho antes do tempo (provavelmente ficaria até um pouco mais se desse).

    ResponderExcluir